ESTATÍSTICA. Como são feitos os gols no Campeonato Alemão

Como são feitos os gols no Campeonato Alemão, a Bundesliga? O Esquemas Táticos Estatísticas fez um levantamento das duas primeiras rodadas do Campeonato Alemão 2011-2012 e chegou a números interessantes.

Assim como observamos nas análises estatísticas dos gols do Campeonato Brasileiro e da Copa América, há um predomínio dos gols com a bola rolando. Na Bundesliga, a média se mantém e 67% dos gols são marcados com a bola rolando em ataques (52%) e contra-ataques (15%). Os gols de bola parada respondem por 33% do total, sendo 13% de pênaltis, 11% de escanteios, 5% de faltas diretas e 4% de faltas indiretas.



O time que mais fez gols até a 2ª rodada, o Schalke 04, fez 5 gols, sendo 4 em ataques e 1 de pênalti. É também quem mais anotou com a bola rolando. O líder em gols de bola parada são Hannover 96 e Stuttgart, com 3 gols cada. O Stuttgart fez dois gols a partir de faltas indiretas e um de pênalti. O Hannover fez 2 gols de pênalti e um de falta direta.



Os números do Campeonato Alemão no que diz respeito à origem das jogadas de gol mostram que 37% são pelo centro, 35% pela direita e 15% pela esquerda. No gráfico abaixo, incluímos os gols de pênalti.



Neste outro gráfico (abaixo), sem os pênaltis (em que não podem ser tabuladas as origens das jogadas, já que trata-se de uma cobrança direta), o percentual de jogadas que resultam em gols originam-se pelo centro em 42% dos gols, 40% pela direita e 18% pela esquerda.



Os times que mais utiliza os lados do campo (seja em jogadas com a bola rolando ou parada) é o Stuttgart: 3 gols surgiram a partir da esquerda e 1 da direita. Borussia Monchengladbach, Colônia, Hertha Berlin, Hoffeinheim e Kaiserslautern não utilizaram os lados do campo para fazer seus gols. Os times mais centralizadores são Borussia Dortmund, Hertha Berlin e Mainz, todos eles com 2 gols feitos a partir de jogadas pelo centro.




Visite o novo Esquemas Táticos Estatísticas. Levantamentos estatísticos e análises inéditas sobre campeonatos e times de todo o mundo. Veja todas as atualizações na página do Esquemas Táticos Estatísticas e também no Twitter @esquemastaticos.

Siga Esquemas Táticos no Twitter.









Share on Google Plus

Sobre Esquemas Táticos

Marcelo Costa, jornalista e mestre em Sociologia. Editor do site Esquemas Táticos e do Esquemas Clássicos (www.esquemasclassicos.blogspot.com).
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

David J. Pereira disse...

Boas!

Devo dizer que gosto imenso deste blogue!

Podem adicionar os meus aos vossos links? Eu prometo que retribuo :p

http://davidjosepereira.blogspot.com/

Saudosos cumprimentos!

NEWSLETTER DO ESQUEMAS TÁTICOS

Receba a Carta Tática, Newsletter do site Esquemas Táticos com atualizações e informações exclusivas gratuitas