Paraguai 0 (5) x (3) 0 Japão. Análise tática. Copa do Mundo 2010

O Paraguai empatou com o Japão em 0 a 0 no tempo normal, no Loftus Versfeld Stadium em Pretória, e venceu nos pênaltis por 5 a 3 pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul 2010. O esquema tático do Paraguai foi o 4-4-2 com o meio-campo em quadrado. O esquema tático do Japão foi o 4-1-4-1.

Paraguai



O Paraguai utilizou o 4-4-2 com um meio-campo em forma de quadrado, ou um 4-2-2-2, para enfrentar o Japão. São dois volantes de marcação (Ortigoza e Riveros) e dois meias (Vera e Benítez). Além disso, os laterais marcam e apoiam com frequência. Os atacantes jogam em paralelo. Ou seja, é um time ousado, que joga e deixa jogar. E não se enganem achando que o Paraguai jogou assim apenas porque o adversário era o Japão. Jogaram assim também contra a Itália (ver Itália 1 x 1 Paraguai. Análise tática. Copa do Mundo 2010). Mas Paraguai e Japão fizeram um jogo ruim, o pior das oitavas-de-final da Copa 2010. E muito da culpa é do Japão que, sem precisar, jogou muito retrancado. Falemos do Paraguai.

Benítez foi o meia mais avançado, num papel parecido com o desempenhado por Haedo Valdez contra a Eslováquia, quando ele jogou como meia-atacante pela esquerda, com Roque Santa Cruz e Lucas Barrios como atacantes. Mas Benítez ficou perdido na esquerda e não teve a contundência ofensiva de Valdez. Foi sacado no segundo tempo para a entrada de Valdez e, desta vez, ele entrou como um atacante pela esquerda, formando um trio com Lucas Barrios e Santa Cruz.

Gerardo Martino também modificou a configuração de seu meio-campo. Ele colocou Barreto o Paraguai passou a atuar no 4-3-3. Riveros, Vera e Barreto formaram um triângulo invertido e se revezavam nas funções de primeiro e segundo-volante. Mas estava difícil vencer a retranca japonesa. Embora, é bom lembrar, o Japão tenha chegado com perigo nas poucas vezes que teve a bola.

Segundo tempo/Prorrogação



Já na prorrogação, Cardozo entrou no lugar de Santa Cruz e revezou-se com Lucas Barrios como centroavante e atacante pela direita. Durante todo o jogo, o Paraguai procurou a vitória, mas esbarrou em suas limitações técnicas para alcançá-la.

Japão



O Japão jogou no mesmo 4-1-4-1 da primeira fase da Copa 2010 e tentou obter a vitória nos contra-ataques. Conseguiu levar perigo à meta da seleção paraguaia nos momentos que obteve a posse de bola (42%) e nas bolas paradas de Endo, mas na maior parte do tempo se retrancou. E não precisava. O Japão tem bons jogadores como Túlio Tanaka, Matsui, Endo, Hasebe (que não foi bem nessa Copa), Honda e Okubo. O excesso de zelo atrapalhou.

Hasebe foi segundo-volante durante toda a Copa 2010 e não pôde executar, na maior parte do torneio, seu principal atributo: ir ao ataque pela direita e fazer cruzamentos na área. Se o técnico japonês quisesse ousar, deveria ter colocado Hasebe na lateral direita quando o jogo estava 0 a 0 e foi para a prorrogação. Ele faz isso de vez em quando em seu clube, o Wolfsburg. Mas Takeshi Okada prefiriu a retranca.

Segundo tempo/Prorrogação



Tanto que sua maior ousadia foi tirar o volante Abe, que joga atrás da linha de meias japoneses, e colocar Nakamura mais à frente no meio-campo, com liberdade para chegar ao ataque de um homem só: Honda. Ao mesmo tempo, entretanto, puxou Hasebe para fazer o papel de primeiro-volante, recuando-o ainda mais.

O atacante Honda ficou isolado na frente. Nem o apoio de Matsui, pela direita, e Okubo, pela esquerda, ele teve, preocupados em marcar os avanços dos laterais paraguaios. O Japão poderia ter melhor sorte na Copa. Faltou ousadia.

Análise tática das seleções da Copa do Mundo 2010

Brasil 3 x 0 Chile. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Holanda 2 x 1 Eslováquia. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Argentina 3 x 1 México. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Alemanha 4 x 1 Inglaterra. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Estados Unidos 1 x 2 Gana. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Uruguai 2 x 1 Coreia do Sul. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Inglaterra 0 x 0 Argélia. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

África do Sul 0 x 3 Uruguai. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

França 0 x 2 México. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Espanha 0 x 1 Suíça. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Honduras 0 x 1 Chile. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Brasil 2 x 1 Coreia do Norte. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Costa Marfim 0 x 0 Portugal. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Itália 1 x 1 Paraguai. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Japão 1 x 0 Camarões. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Holanda 2 x 0 Dinamarca. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Alemanha 4 x 0 Austrália. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Sérvia 0 x 1 Gana. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Argélia 0 x 1 Eslovênia. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Inglaterra 1 x 1 Estados Unidos. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Argentina 1 x 0 Nigéria. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Coréia do Sul 2 x 0 Grécia. Copa do Mundo 2010. Análise tática.

Uruguai 0 x 0 França. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

África do Sul 1 x 1 México. Copa do Mundo 2010. Análise tática.

Ouça podcasts com análises de especialistas entrevistados pela Rádio Esquemas Táticos.

Rádio Esquemas Táticos. Bate-papo com Tim Vickery, da BBC de Londres e da Sports Illustrated. Tema: Principais seleções da Copa 2010.

Rádio Esquemas Táticos. Bate-papo com André Rocha, do GloboEsporte.com. Tema: principais seleções da Copa 2010.

Rádio Esquemas Táticos. Bate-papo com Robert Sweeney. Tema: seleções sulamericanas na Copa 2010.

Rádio Esquemas Táticos. Bate-papo com Hugo Albuquerque sobre o Campeonato Brasileiro 2010.

Mande o link desta análise para o seu twitter.






Bookmark and Share


Siga Esquemas Táticos no Twitter.
Share on Google Plus

Sobre Esquemas Táticos

Marcelo Costa, jornalista e mestre em Sociologia. Editor do site Esquemas Táticos e do Esquemas Clássicos (www.esquemasclassicos.blogspot.com).
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Gonçalo disse...

Boas, tenho um blog do Benfica! Se quiseres podemos manter uma parceria e ponho o teu blog nos meus links e vice-versa. Se quiseres avisa: gopds@hotmail.com ou então comentário em: http://sitiodasaguias.blogspot.com/
Cumprimentos!

NEWSLETTER DO ESQUEMAS TÁTICOS

Receba a Carta Tática, Newsletter do site Esquemas Táticos com atualizações e informações exclusivas gratuitas