Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Argentina 3 x 1 México. Análise tática. Copa do Mundo 2010

A Argentina venceu o México por 3 a 1, no Soccer City Stadium em Joanesburgo, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul 2010. O esquema tático da Argentina foi o 4-1-3-2. O esquema tático do México foi o 4-4-1-1.

Argentina



A Argentina começou o jogo no 4-1-3-2. Sem Verón, Messi faz o papel de armador centralizado, Máxi Rodríguez o meia-direita e Tevez o de atacante ligeiramente atrás de Higuaín. O time fica mais rápido, mas menos organizado sem Verón. Messi é mais carregador de bola, enquando Verón passa com mais qualidade e faz lançamentos. Com Verón, a Argentina normalmente atua num 4-1-1-3-1, já que ele joga à frente de Mascherano e atrás da linha de meias-atacantes formada por Di Maria, Messi e Tevez (ver Argentina 1 x 0 Nigéria. Análise tática. Copa do Mundo 2010).

Sem o volante-armador Verón, Maradona tratou de reforçar a defesa. Colocou quatro zagueiros de origem na linha defensiva. O usual são três: Heinze, Samuel e Demichelis. Contra o ataque leve e veloz da seleção mexicana, Maradona optou por uma linha com (da direita para a esquerda) Otamendi, Demichelis, Burdisso e Heinze. Só Heinze tinha liberdade (e alguma habilidade) para atacar pela esquerda.

A seleção argentina tem muitos jogadores acima da média, no geral, entretanto, é um time desorganizado. Ainda mais sem Verón. Di Maria não tem repetido as ótimas atuações pelo Benfica na temporada 2009/2010, mas está jogando mais recuado. Mascherano é um jogador supervalorizado e, além de não ser um volante de marcação top de linha, não sabe sair para o jogo. Os demais problema são estratégicos.

O jogo argentino é muito centralizado. Messi gosta de partir da esquerda para o centro. O mesmo acontece com Tevez. Di Maria, que é o único que chega à linha-de-fundo, está jogando mais recuado nessa Copa. Máxi Rodríguez está sem função e é, no máximo, um assistente de Messi. Que fique claro que Messi, Higuaín e Tevez estão fazendo uma ótima Copa individualmente e que Di Maria é ótimo jogador, embora esteja fazendo uma Copa ruim, talvez pelo posicionamento.

Ainda assim, a Argentina conseguiu superar o bom time mexicano e conquistar uma vaga para as quartas-de-final da Copa 2010. Contra a organizada Alemanha, terá problemas para chegar às semifinais.

Segundo tempo



No segundo tempo, Maradona recuou seu time, que estava à frente no placar, e a Argentina passou a jogar no 4-4-1-1 em linha. Verón foi jogar como volante ao lado de Mascherano e Jonás Gutiérrez e Máxi Rodríguez (depois, no final, Pastore) foram os meias pelos lados. Foi pressionada e sofreu um gol. Mas não passou sustos que pudessem comprometer a classificação.

México



O México foi o time que apresentou, em toda a Copa 2010, as maiores variações táticas. Com os mesmos jogadores, o time varia do 4-3-3 para o 3-4-3 e para o 4-4-2. Contra a Argentina, o time começou no 4-4-1-1 e, quando levou o gol, o técnico Javier Aguirre liberou os laterais/alas e colocou Rafael Márquez como líbero num 3-5-2. Osorio, por exemplo, é zagueiro quando o time tem está no 3-5-2 ou 3-4-3 e lateral-direito quando a formação tática passa para o 4-4-2 ou 4-3-3. O dinamismo é impressionante.

Entretanto, embora Javier Aguirre tenha tido tempo e competência para treinar essas variações táticas em sua equipe, escolheu mal as peças. O goleiro Oscar Perez é inferior a Guillermo Ochoa. Torrado e Rafa Márquez erram muitos passes e deixam o meio-campo lento, contrastando com a velocidade e técnica dos atacantes e meias-atacantes. Osorio, além de ser baixo, não é bom no desarma nem no passe (quando sobe para a lateral, isso é muito importante).

A culpa da derrota mexicana não é apenas de Javier Aguirre. Além de ter enfrentado um bom time que é a Argentina, seus atacantes são muito ruins de finalização. E, nesse caso, ele não tinha opções. Assim como seria difícil encontrar outro líbero com a versatilidade de Rafa Márquez.

À parte todos esses problemas, ficaram muitas coisas boas da participação do México na Copa. Além das variações táticas, o zagueiro Francisco Fernández é muito bom jogador, assim como Salcido, o melhor lateral-esquerdo/ala da Copa até agora. Giovani dos Santos, Barrera e Hernández são habilidosos e, embora precisem melhorar tecnicamente, são novos e terão tempo para isso.

Segundo tempo



Atrás no placar, o México partiu para o ataque e dominou a partida. Criou mais chances e manteve a bola no campo ofensivo. No 3-4-3, variando para o 4-3-3, Hernández e Guille Franco ficaram como centroavantes, Barreira como ponta-esquerda e, depois, como ponta-direita. Giovani dos Santos, Juarez e Salcido formaram uma linha no meio-campo. Mas a seleção argentina se fechou e segurou a vantagem.

Análise tática das seleções da Copa do Mundo 2010

Alemanha 4 x 1 Inglaterra. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Estados Unidos 1 x 2 Gana. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Uruguai 2 x 1 Coreia do Sul. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Inglaterra 0 x 0 Argélia. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

África do Sul 0 x 3 Uruguai. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

França 0 x 2 México. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Espanha 0 x 1 Suíça. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Honduras 0 x 1 Chile. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Brasil 2 x 1 Coreia do Norte. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Costa Marfim 0 x 0 Portugal. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Itália 1 x 1 Paraguai. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Japão 1 x 0 Camarões. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Holanda 2 x 0 Dinamarca. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Alemanha 4 x 0 Austrália. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Sérvia 0 x 1 Gana. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Argélia 0 x 1 Eslovênia. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Inglaterra 1 x 1 Estados Unidos. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Argentina 1 x 0 Nigéria. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Coréia do Sul 2 x 0 Grécia. Copa do Mundo 2010. Análise tática.

Uruguai 0 x 0 França. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

África do Sul 1 x 1 México. Copa do Mundo 2010. Análise tática.

Ouça podcasts com análises de especialistas entrevistados pela Rádio Esquemas Táticos.

Rádio Esquemas Táticos. Bate-papo com Tim Vickery, da BBC de Londres e da Sports Illustrated. Tema: Principais seleções da Copa 2010.

Rádio Esquemas Táticos. Bate-papo com André Rocha, do GloboEsporte.com. Tema: principais seleções da Copa 2010.

Rádio Esquemas Táticos. Bate-papo com Robert Sweeney. Tema: seleções sulamericanas na Copa 2010.

Rádio Esquemas Táticos. Bate-papo com Hugo Albuquerque sobre o Campeonato Brasileiro 2010.

Mande o link desta análise para o seu twitter.






Bookmark and Share


Siga Esquemas Táticos no Twitter.

Postar um comentário

1 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Fran Castarlenas disse…
Hola! Te escribo desde Zaragoza (España).

Muy bueno tu blog. ¿Te interesa un intercambio de links?

Ya me dirás ;) Un abrazo.

http://letsdancetogoal.blogspot.com