
A defesa brasileira tem dois laterais que pouco apóiam o ataque. Daniel Alves, que no Barcelona praticamente atua como ala-direito, é quem se aventura mais, a exemplo do titular Maicon. Kléber praticamente não apoiou o ataque.
A seleção brasileira se destaque por explorar o contra-ataque. O sistema defensivo é formado por laterais que sobem pouco ao ataque e três volantes. Além disso, Kaká e Robinho são meias, que podem se transformar em atacantes quando o time tem a posse de bola. Muitas vezes, os três volantes jogam em linha à frente da defesa. Felipe Melo é o volante pela esquerda e Elano, o volante pela direita.
Esse sistema pode se tranformar num 4-2-2-2 quando Elano apresenta-se como meia-direito, Robinho sobe como segundo atacante e Kaká tranforma-se em meia-ofensivo pelo meio ou pela esquerda.

No segundo tempo, com a expulsão de Luís Fabiano, Ramires entrou para fazer a função de Elano e Kaká foi deslocado para ser o atacante central, mas um pouco recuado. Robinho foi ser meia-esquerda e segundo atacante.

Leia também:
INTERATIVO. Esquema tático do Brasil.
INTERATIVO. Esquema tático da Argentina.
Esquema tático da Espanha.
Esquema tático da Nova Zelândia.
Esquema tático da Holanda.
Esquema tático do Uruguai.
Esquema tático da Argentina.
Esquema tático da Colômbia.
Esquema tático de Portugal.
Esquema tático da Noruega.
9 comentários:
Nice blog, keep updated!!
Thanks!!
grande blog!!!parabéns mesmo!!!Seus comentários são qualitativamente soberbos.
Obrigado Jasão. Esteja sempre à vontade para opinar e dar sugestões. Abraços.
4-3-2-1 é o esquema da França de 1998, não? (Zidane e Djorkaeff armando e chegando para atacar, Guivarc'h de centroavante e 3 volantes -- Vieira, Deschamps e Petit). Muito defensivo para o meu gosto, mas funcionou para eles. Abraço e parabéns pelo blog.
4-3-2-1 é o esquema "Árvore de Natal" que o AC Milan usa tb...
Acho inteligente pois é o ideal p/ posse da bola e formação das jogadas, privilegia o meio de campo armador.
Tá certo? Mestre Marcelo Costa é quem vai dizer =)
ADORO esse blog e seus twitts.
Robinho rende sim, mas só na finalização... ele tem que ficar bem adiantado, somente como atacante.
=) PARABÉNS PELO BLOG.
xx
Maisa
João Gabriel, a França usava o 4-2-3-1, com os meias abertos chegando ao ataque. Mas durante a dinâmica de um jogo, os esquemas vão se transformando.
Maísa,
no caso do Milan, ainda tem um armador excelente, que é o Pirlo, jogando recuado, longe da marcação adversária. Estou te seguindo também no twitter e aproveito esse comentário para agradecer os elogios e recomendações que você está me fazendo lá. Obrigado mesmo. Venha sempre aqui para comentar e participar do blog. Abraços.
Marcelo Costa.
Pirlo, Seedorf e Kaká...
Vi alguns jogos do Milan e foi realmente um espetáculo.
Uma pena que os resultados não tenham ficado à altura da do show.
:)
Obrigada a vc por ter criado o blog!! Adorei!
Abraços xo
Maisa
Eu gostaria de que você fizesse o esquema tático do náutico para eu dá uma analisada por favor, um abraço e parabéns pelo blog
parabens pelo blog, e queria que vc fizesse o novo esquema tatico do real madri: benzema, c.ronaldo, kaka, xabi alonso, etc.
Postar um comentário