Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Ceará 2 x 1 Grêmio Prudente. Copa Brasil. Análise tática

O Ceará venceu o Grêmio Prudente por 2 a 1, no Estádio Domingão, em Horizonte no Ceará, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2011. O esquema tático do Ceará foi o 4-4-2. O esquema tático do Grêmio Prudente foi o 4-4-2.

Ceará



O Ceará atuou no 4-4-2 com um volante (Michel) fazendo, por vezes, papel de terceiro zagueiro pelo centro. Essa configuração permite que o lateral-direito Boiadeiro possa subir muitas vezes ao ataque e desempenhar também o papel de ala-direito. Em tese, Vicente, o lateral-esquerdo, também poderia fazer o mesmo. Mas ele se comportou mais como um típico lateral, subindo com frequência, mas bem menos que Boiadeiro. O próprio meio-campo é armado para dar mais liberdade para Boiadeiro, um dos melhores jogadores do Ceará no jogo. João Marcos, o volante pela direita, fica mais preso no campo defensivo e faz a cobertura de Boiadeiro.

Do lado de Vicente, o Ceará tem um meia (Thiago Humberto), o que torna desnecessárias subidas frequentes do lateral-esquerdo. No jogo contra o Grêmio Prudente, o lado esquerdo não funcionou tão bem quanto o direito e o Ceará não aproveitou o setor, também pouco explorado ofensivamente pelo Grêmio Prudente.

Geraldo foi um meia-atacante e o armador da equipe, como usualmente atua, chegando no ataque para finalizar e dando passes para o atacante Marcelo Nicácio e meia-atacante Iarley, que não foi bem na partida. Os destaques do Ceará foram Geraldo, Boiadeiro, Marcelo Nicácio e os reservas Washington (que fez o gol da vitória) e Osvaldo. A entrada deles manteve o dinamismo do Ceará e deram mais força ofensiva à equipe. A defesa portou-se bem e, na maior parte do tempo, anulou o ataque do Grêmio Prudente.

O Ceará foi melhor durante todo o jogo. As subidas de Boiadeiro encontraram caminho livre na direita (setor também explorado pelo Grêmio Prudente, diga-se), Geraldo conseguiu criar muitas jogadas pelo meio e Marcelo Nicácio (que sofreu o pênalti do primeiro gol) foi bem no ataque. Além da vantagem, o Ceará é um time tecnicamente superior ao Grêmio Prudente e, portanto, é favorito para se classificar para as quartas de final da Copa do Brasil.

Grêmio Prudente



O Grêmio Prudente jogou no 4-4-2 e também usou do expediente de atuar com um volante que também tinha a função de atuar como terceiro zagueiro pelo centro. Anderson Pedra já tinha desempenhado as mesmas funções contra o Atlético Mineiro na fase de 1/16 da Copa do Brasil. Entretanto, diferentemente do jogo contra o Atlético Mineiro, quando os laterais/alas subiam simultaneamente, contra o Ceará apenas Raí atuou como ala pela esquerda. Tesser foi um lateral-direito defensivo.

Saldanha foi mais um meia-esquerda que um volante/meia, como atuou contra o Atlético, porque o Grêmio Prudente tentou se aproveitar do espaço deixado pelo lateral/ala Boiadeiro do Ceará. Entretanto, Raí não aprofunda as jogadas, ou seja, não vai à linha de fundo, preferindo fazer os cruzamentos da intermediária.

Sem Juan no ataque e Wanderson Cafu na lateral direita, o Grêmio Prudente perdeu força ofensiva. Alex Maranhão foi mal como atacante pela direita e cedeu o lugar para Thiago Tremonti no segundo tempo. Tremonti teve uma boa atuação e criou algumas boas oportunidades para o Grêmio Prudente. Elivélton não encontrou seu espaço e teve atuação apagada. Saldanha teve uma boa atuação e o volante Daniel foi regular. Os zagueiros e o goleiro não comprometeram.

O time do Grêmio Prudente é muito aplicado taticametne, mas é fraco tecnicamente. Terá que adotar uma postura mais corajosa se quiser eliminar o Ceará e passar às quartas de final.

Siga Esquemas Táticos no Twitter.









Postar um comentário

1 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Severino disse…
com craques qualquer esquema tático funciona!!!