Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Internazionale 2 x 0 Milan. Análise tática

A Internazionale venceu o Milan por 2 a 0, no estádio Giuseppe Meazza, pela 21ª rodada do Campeonato Italiano. O esquema tático da Inter foi o 4-3-1-2. O esquema tático do Milan foi o 4-3-3, variando para o 4-2-2-2. A Inter lidera e abriu 9 pontos de vantagem sobre o Milan, segundo colocado, que tem um jogo a menos.

Internazionale



A Internazionale de Milão adotou uma estratégia cautelosa com o 4-3-1-2. José Mourinho varia os esquemas da Inter de acordo com o adversário. Contra times mais fracos, ele utiliza o 4-3-3 ou o 4-4-2 com dois meias bem abertos pelas pontas, desenhando-se, por vezes, um 4-2-4. Mas contra adversários mais qualificados, ele utiliza o 4-4-2 com o meio-campo em losango ou o 4-3-1-2, como o de ontem contra o Milan.

A defesa da Inter teve Maicon na lateral direita, Lúcio como defensor pela direita, Samuel como defensor pela esquerda e Santon como lateral-esquerdo. Maicon subiu para apoiar muitas vezes e foi coberto por Zanetti. Santon só defendeu e, ainda assim, permitiu que Beckham e Abate cruzassem muitas bolas.

No meio-campo, os três volantes foram Zanetti pela direita, Cambiasso pelo centro e Muntari pela esquerda. Sneijder, expluso na metade do primeiro tempo, foi o armador à frente deles. Como dissemos, Zanetti foi o responsável pela cobertura de Maicon e marcação, juntamento com o lateral, do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho. Por isso, poucas vezes subiu para apoiar. Muntari deveria apoiar Santon na marcação de Beckham e Abate. Como tem vocação mais ofensiva que Zanetti, e Santon não é tão efetivo na marcação como Maicon, seu lado ficou mais vulnerável.

Na frente, Milito apareceu dos dois lados do ataque, mas preferencialmente pela esquerda, e Pandev (o titular, Eto'o, está jogando pela seleção de Camarões na Copa Africana de Nações) foi o segundo atacante, um pouco mais atrás, e também trocando de lado constantemente. Diego Milito teve uma ótima atuação.

Abaixo, o esquema tático utilizado contra o Milan na segunda rodada. Veja a análise tática desta partida em Milan 0 x 4 Internazionale - Análise tática.

Desenho tático da Internazionale apresentado na segunda rodada contra o Milan.

Milan



O Milan manteve o 4-3-3, mas a entrada de Beckham traz algumas mudanças na maneira de jogar do time. Como meia que é, Beckham joga mais recuado e arma melhor o jogo pelo lado direito. Entretanto, o time perde a jogada aguda por aquele lado, sem penetrações em diagonal, características de Pato. O meia inglês recebe a bola e lança ou cruza a bola na área. Foi muito mal no jogo contra a Inter. O esquema do Milan variou, por conta disso, para um 4-2-2-2 ou 4-3-1-2 torto para a direita.

A defesa do Milan foi formada por Abate na lateral direita, Thiago Silva como defensor pela direita, Favalli (no lugar do titular Nesta) como defensor pela esquerda e Antonini na lateral esquerda. O ponto forte de Abate é força física e velocidade. Pois foi nesses quesitos que perdeu para Diego Milito no primeiro gol da Inter. O lateral-direito subiu muito para apoiar Beckham no segundo tempo, uma vez que Santon e Muntari ficaram plantadas no campo defensivo da Inter. Antonini ficou preso atrás para marcar as subidas de Maicon.

No meio-campo, o técnico Leonardo colocou dois volantes marcadores (Gattuso pela direita e Ambrosini pela esquerda) e um volante-armador (Pirlo) solto pelo centro. Pirlo avançou e recuou sempre pela faixa central, conforme o time atacava ou defendia. Mas ele bateu de frente com o melhor marcador do meio-campo adversário: Cambiasso. A entrada de Seedorf no segundo tempo, e o recuo de Pirlo para o lado de Ambrosini, reequilibrou a briga no meio-campo.

Na frente, Beckham variou entre ser um meia e um atacante pela direita. Sua característica, entretanto, é de lançar e cruzar bolas. Com isso, o time perdeu penetração por aquele lado, como dissemos anteriormente. Para colher suas bolas, o Milan só tinha o centroavante Borriello, já que Ronaldinho, Pirlo e Seedorf (no segundo tempo) não têm como forte o cabeceio. A defesa da Inter marcou facilmente essa jogada. Erro de Leonardo. Ronaldinho, assim como Beckham, esteve mal na partida, mas não tanto quanto o inglês. Perdeu quase todas as bolas para Maicon (20 bolas roubadas) e Lúcio (27 bolas roubadas). Não conseguindo ganhar nos dribles, recorreu ao seu usual corte para dentro e lançamento na área para Borriello.

Abaixo, esquema tático do Milan no jogo contra a Internazionale na segunda rodada do Campeonato Italiano. Veja a análise completa no Milan 0 x 4 Internazionale - Análise tática.

Desenho tático do Milan no jogo contra a Internazionale na segunda rodada.

Leia também:

Werder Bremen 2 x 3 Bayern de Munique. Análise tática.

Arsenal 0 x 3 Chelsea. Análise tática.

Esquema tático do Olympique de Marselha. Jogo contra o Milan.

Esquema tático do Milan. Jogo contra o Olympique de Marselha.

CSKA Moscou 2 x 1 Wolfsburg. Análise tática.

Barcelona 2 x 0 Internazionale de Milão. Análise tática.

Liverpool 2 x 2 Manchester City. Análise tática.

Everton 0 x 2 Benfica. Análise tática.

Milan 1 x 1 Real Madrid. Análise tática.

Milan x Real Madrid. Análise tática em tempo real.

Real Madrid 2 x 3 Milan. Jogo em Madri.

Chelsea 2 x 0 Liverpool. Análise tática.

Sporting 1 x 0 Hertha Berlin. Análise tática.

AEK Atenas 1 x 0 Benfica. Análise tática.

Bayern de Munique 0 x 0 Juventus. Análise tática.

Arsenal 2 x 0 Olympiacos. Análise tática.

Barcelona 2 x 0 Dínamo Kiev. Análise tática.

Esquema tático do Manchester City.

Esquema tático do Lyon.

Esquema tático do Borussia Dortmund.

Esquema tático do Bayern de Munique.

Borussia 1 x 5 Bayern. Análise tática.

Roma 1 x 3 Juventus. Análise tática.

Esquema tático do Chelsea.

Manchester United 2 x 1 Arsenal. Análise tática.

Milan 0 x 4 Internazionale de Milão. Análise tática.

Esquema tático do Milan. Jogo contra o Siena.

Esquema tático da Internazionale de Milão. Jogo contra o Bari.

Esquema tático do Barcelona.

Esquema tático do Shakhtar Donetsk.

Esquema tático do Real Madrid. Jogo contra o Rosenborg.

Esquema tático do Real Madrid com Kaká e Cristiano Ronaldo.

Esquema tático do Wigan.

Esquema tático do Liverpool.

Esquema tático do Tottenham.

Esquema tático do Atlético de Madrid.

Mande o link desta análise para o seu twitter.

Postar um comentário

2 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Anônimo disse…
Muito interssantes as tuas análises..
A vertente táctica do futebol é de facto fantástica..

Continua o bom trabalho

Se tiveres disposto a partilhar links é só avisar..

visita http://11contra11.blogs.sapo.pt/
Rasangui disse…
Analise perfeita.

Inter deu 1 banho no Milan.

Inter de uns anos pra ca melhorou demais,desde o Calcio Caos,mantem 1 filosfia,hegemonia,poderosissima.

Milan ganhou 2 UCL só nessa década,e mesmo assim vendeu Kaká,e Gourcuff.Que pena.