Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Esquema tático do Avaí

O Avaí venceu o Fluminense (3 a 2) atuando no 4-4-2, com dois volantes marcadores e dois meias, e os dois laterais atacam e defendem.

(clique na imagem para ampliar)

A defesa do Avaí apresenta dois laterais (Ferdinando, pela direita, e Uendel, pela esquerda) típicos, ou seja, têm qualidade para atacar e para defender. Como já tínhamos ressaltado na outra análise que fizemos do Avaí (leia Esquema tático do Avaí), o fato de um time ter dois laterais que desempenham as funções de lateral deve ser ressaltado porque, sob influência européia, as equipes brasileiras estão cada vez mais utilizando alas e/ou zagueiros pelos lados.

O meio-campo tem dois volantes marcadores que jogam paralelamente (Léo Gago, pela esquerda, e Marcos Winícius pela direita) à frente da defesa e dois meias com características diferentes. Muriqui (meia-esquerdo) conduz mais a bola, tem muita velocidade e pode aparecer como terceiro atacante. Isso porque é atacante de origem, como me informam meus amigos catarinenses. Já Marquinhos é o armador clássico: ótimo controle de bola, cadência e muita qualidade no passe. Os dois trocam de posição com alguma frequência.

No ataque, Lima e Luiz Ricardo jogam paralelamente e também trocam de lado durante o jogo. Ataque que, diga-se, não repete a mema qualidade apresentada pelos meias.

O time do Avaí tem apresentado uma intensidade muito grande no primeiro tempo dos jogos. Foi assim nas partidas que observei contra o Atlético Mineiro, São Paulo e Fluminense. O esquema tático, digamos, "conservador" de Silas tem a vantagem de trabalhar com uma estrutura já internalizada pelo jogador brasileiro desde as categorias de base. Além do mais, Silas repete o mesmo sistema tático em todos os jogos (que observei, não posso falar dos outros jogos. Corrijam-me e acrescentem observações nos comentários) e isso garante o entrosamento da equipe mesmo com a entrada de reservas.

Leia também:

Esquema tático do Fluminense.

Esquema tático do Avaí.

Análise tática de Avaí 2 x 2 Atlético Mineiro.

Postar um comentário

2 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Anônimo disse…
marquinhos é destro
O autor disse…
É lógico que o Avaí não tem elenco e nesse ano, pelo menos, deve brigar para não cair.Entretanto é importante ressaltar que o time tem um técnico jovem, mas muito competente e um ataque promissor.Veremos se terá elenco para não cair.

Abraço, Diário Esportivo Golaço