Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Esquema tático da Portuguesa

A Portuguesa jogou no 3-5-2 contra o Figueirense. A Lusa venceu por 2 a 1 no Orlando Scarpelli pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2009. O time jogou com três zagueiros, um volante, dois meias e um meia-atacante (depois um atacante). Dessa maneira, o sistema tático da Portuguesa também pode ser definido como um 3-1-4-2.



Análise tática

Os três zagueiros são Bruno Rodrigo (pela direita), Ediglê (centro) e Erick (esquerda). A defesa da Lusa joga com os três zagueiros presos atrás e contam com o apoio de um volante de contenção à frente dela (Acleissom). Com isso, os alas têm muita liberdade para apoiar o ataque. Contra o Figueirense, Bruno Rodrigo começou fazendo uma marcação homem-a-homem em Rafael Coelho, até que o atacante mudou de lado com Schwenck e a marcação ficou com Erick.

O técnico Paulo Bonamigo armou seu meio-campo com Acleissom (volante de contenção), Marco Antônio (meia-armador) e Héverton (meia); os alas foram César Prates (direita) e Anderson Paim (esquerda). Fellype Gabriel, enquanto esteve em campo, cumpriu a dupla função de meia-atacante e atacante. O ponto alto do meio-campo da Portuguesa é Marco Antônio. Ele atua recuado e desempenha a dupla função de segundo volante e armador da equipe. O posicionamento e as funções são interessantes porque pouco se vê jogadores de armação atuarem dessa maneira, talvez por falta de visão dos técnicos ou falta de um jogador qualificado (sobre esse assunto, leia O esquema tático do Milan — sobre o papel de Pirlo no time — e O Esquema 3-5-2). Recuado, o armador foge da marcação e tem mais espaço para criar as jogadas ofensivas do time.

No ataque, Fellype Gabriel foi meia-atacante e atacante caindo pela direita, e Christian ficou mais à frente à esquerda. Com a contusão de Fellype Gabriel, Tatá entrou como atacante e caiu pelas duas pontas, mas principalmente pela esquerda.

Leia também:

O Esquema 3-5-2.

Esquema tático do Milan.

Esquema tático do Ceará.

Análise tática de Vasco x Icasa.

Esquema tático do Figueirense.

Postar um comentário

3 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Michelle disse…
O Bonamigo estruturou bem o time contra o Figueirense. O destaque da partida foi o Christian. Gosto do esquema tático do Bonamigo, mas espero que contra o Bahia ele coloque os jogadores mais para frente e saia um pouco desse esquema defensivo.
Hugo Albuquerque disse…
Creio que a Portuguesa seja uma das boas equipes dessa Série B e provavelmente subirá.