Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

O clássico carioca

No Rio de Janeiro, o jogo decisivo do Campeonato Carioca será o clássico Botafogo e Flamengo. Vamos à análise tática. (Para uma análise mais atual do esquema tático do Botafogo, leia Análise tática de Botafogo e Corinthians). Um análise tática atualizada do Flamengo está em Esquema tático do Flamengo 2009).

Botafogo

O Botafogo joga num 3-5-2, com dois atacantes e um meia-atacante (Maicosuel) que se transforma num atacante pelo centro ou pelas pontas.



Dos três zagueiros, um deles (Fahel, volante de origem) pode se transformar em volante defensivo. Os alas (Alessandro e Gabriel) formam o meio-campo juntamente com dois volantes, sendo que um deles (Léo Silva) tem mais liberdade e atua, muitas vezes, como meia. Mas Léo silva não tem muito poder de marcação, o que pode facilitar o domínio pelo meio-campo do Flamengo, setor mais recheado de jogadores.

Talvez por saber que seu meio-campo pode ficar muitas vezes inferiorizado, a idéia do técnico Ney Franco de colocar um terceiro zagueiro que, na verdade, é um volante, visa amenizar essa fragilidade.

Flamengo

O Flamengo joga com dois atacantes natos, sendo que Juan e Léo Moura aparecem alternadamente como terceiro atacante pelas pontas. Essa análise do Flamengo foi feita pelo PVC depois que ele conversou com o Cuca. Achei muito interessante esse sistema.



Dos três zagueiros, o central (Airton) também aparece como volante quando o time tem a bola. Os alas Juan e Léo Moura, como já dissemos, atuam no meio-campo e no ataque também. Também no meio-campo, três volantes, sendo que dois deles (Ibson e Kléberson) ajudam a armar o time e apóiam o ataque.

O meia-atacante Zé Roberto auxilia na armação de jogadas pelo meio-campo e também no ataque junto com Emerson ou Josiel.

Postar um comentário

5 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Fernando Abi-Acl disse…
Vai ser um jogo disputado dentro e fora de campo. A torcida do Botafogo está ansiosa para gritar "Vice de novo" para o técnico Cuca, que não conquistou nenhum titulo com o Botafogo... e saiu com a fama de "perdedor".

A torcida do Fla quer ecoar o mesmo grito, já que em 2007 e 2008 venceu o Clube de General Severiano nas finais do Carioca, ou seja, pela terceira vez os clubes realizam a final do Carioca. Cadê os outros "grandes" que não chegam mais as decisões?

Penso que o Flamengo tem uma pequena vantagem na decisão, mas isso pode muito bem ser invertido nesse primeiro jogo, pois o Botafogo também possui bons e decisivos jogadores, como Maicossuel (artilheiro com 12 gols), ex-Cruzeiro. Até quinta-feira ele era dúvida no time de Ney Franco, mas segundo a imprensa carioca o atleta treinou normalmente ontem e vai para a decisão. Bom para o Botafogo e para os torcedores que estarão presentes ao Maracanã.

Até o momento quase 50 mil ingressos foram vendidos para o primeiro jogo da final. Número que é considerado baixo pelos cronistas esportivos do Rio de Janeiro. Essa mesma informação foi noticiada em uma emissora de rádio mineira. Quando escutei a manchete pensei que não tinham vendido mais que 15 mil ingressos. Estão de brincadeira, né? Será que eles não sabem que os estádios brasileiros não suportam mais de 100 mil pessoas? Fala sério!!!

Um abraço,
Fernando Abi-Acl.
Fernando Abi-Acl disse…
Será que Ibson irá jogar o último jogo? O contrato do atleta vence no final do mês atual.. e o Clube que detêm o passe não quer liberar para jogar o último jogo e decisivo. Para falar a verdade não sei se querem refazer esse empréstimo ao time da Gávea.

Sobre Arbitragem na final do carioca: Rodrigo Nunes de Sá apita o primeiro jogo da decisão, neste domingo. Péricles Bassols Cortez será o juiz da segunda partida, dia 3 de maio.
Boas observações. Maicosuel realmente é o principal jogador do Botafogo hoje. E Ibson pode voltar para o Porto antes do segundo jogo da final. O Flamengo perde muito sem o Ibson, que arma as jogadas pelo meio. Ele já disse que quer continuar no Flamengo.
Impasse Livre disse…
muito pertinentes as observações do classico barça e chelsea e corinthians e Santos...apenas acho que o botafogo tem o maicossuel por vezes muito aberto na direita e o esquema está mais para um 4-3-1-2 ou 4-3-3 do que para 3-5-2 e qd joga o thiaguinho o Alessandro faz funçao de lateral e não de ala, pode reparar!abs, leandro
Obrigado pelas observações Leandro. Acho que você tem razão, vou prestar atenção no próximo jogo. Abraços.