Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Naval 0 x 1 Porto. Análise tática. Campeonato Português 2010-2011

O Porto venceu o Naval por 1 a 0, no Estádio Municipal José Bento Pessoa em Figueira da Foz, pela 1ª rodada do Campeonato Português. O esquema tático do Naval foi o 4-4-2, mais especificamente o 4-2-2-2. O esquema tático do Porto foi o 4-3-3.

Naval



O Naval começou melhor a partida investindo nas jogadas pela direita com o atacante João Pedro. No 4-2-2-2, o Naval utilizou bastante seus meias para tentar entrar na defesa do Porto. E realmente criou mais chances de gol na primeira etapa. O desenho do ataque apresentou João Pedro aberto pela direita e Marinho aberto pela esquerda. O espaço central logo atrás dos atacantes era ocupado ora por Prévitali, ora por Hugo Machado(mais raramente). João Pedro e Hugo Machado foram os melhores jogadores do Naval.

O espaço deixado pelas subidas do lateral-esquerdo do Porto, Álvaro Pereira, foi bem aproveitado pelo Naval. O meia-direita Hugo Machado foi bastante acionado, assim como João Pedro. O lateral-direito Carlitos, mais veloz que Álvaro Pereira, também apareceu bastante no campo de ataque. O lateral-esquerdo Jonathas cumpriu apenas papel defensivo.

O segundo tempo foi muito diverso. O time perdeu espaço no meio-campo quando o Porto passou para o 4-4-2 e “espelhou” o esquema tático do Naval. O time não conseguiu mais chegar com tanta facilidade ao gol adversário e nem criou boas oportunidades de gol. A pressão do Porto acabou resultando no gol que decretou a derrota do Naval.

Porto



No 4-3-3, o Porto só conseguiu algum equilíbrio na partida a partir da metade da primeira etapa. Com poucos jogadores no meio-campo, o Naval dominou o setor no início e no final do primeiro tempo. Belluschi e João Moutinho formaram um triângulo invertido com Fernando no meio-campo. Ou seja, foram volantes/meias à frente do volante de marcação. Os atacantes, quando voltavam para buscar o jogo no meio, não conseguiam dar prosseguimento às jogadas.

Hulk e Varela, atacantes pelos lados, trocaram de lado algumas vezes. Falcão Garcia ficou muito preso na marcação dos defensores do Naval. As melhores chances de gol passaram pelo pé de Hulk ou foram finalizações dele. Foi o melhor jogador do Porto na partida.

Álvaro Pereira (que na seleção uruguaia é meia-esquerda, joga como lateral-esquerdo no Porto) apoiou bastante o ataque pela esquerda. Por isso, o Naval encontrou espaço para atacar naquele setor. O lateral-direito Sapunaru ficou mais no campo defensivo.

No segundo tempo, o Porto dominou a partida. Hulk jogou como atacante pela centro-direita, pouco atrás de Falcão Garcia, pela centro-esquerda. Funcionou porque, juntamente com o reposicionamento de Hulk, o técnico colocou mais um meio-campista (Guarín) no lugar de um atacante (Varela), fortalecendo o setor. O Porto ganhou o meio-campo e criou mais chances de gol. E foi no 4-4-2 que o Porto criou uma boa jogada que resultou num pênalti convertido por Hulk.

Leia também:

Chivas Guadalajara 1 x 2 Internacional. Análise tática. Copa Libertadores 2010.

Universidad de Chile 0 x 2 Chivas Guadalajara. Análise tática. Copa Libertadores 2010.

São Paulo 2 x 1 Internacional. Análise tática. Copa Libertadores 2010.

Vélez Sarsfield 2 x 0 Chivas. Análise tática. Copa Libertadores 2010.

Esquema tático do Internacional. Jogo contra o Banfield. Copa Libertadores 2010.

Mande o link desta análise para o seu twitter.






Bookmark and Share


Siga Esquemas Táticos no Twitter.

Postar um comentário

1 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Anônimo disse…
Opa, Marcelo, tudo bem?

Aqui é o Lucas Imbroinise, do Diário Esportivo Golaço, seu parceiro na lista de blogs. Eu criei um blog sobre táticas também, com o nome Boleiragem Tática. O link: http://boleiragemtatica.wordpress.com


Dá uma passada lá e vê o que você acha. Você tem algum e-mail que eu possa contatar?

Grande Abraço