Esquema tático do Atlético Paranaense

O Atlético Paranaense venceu o Botafogo por 1 a 0 no Engenhão, no Rio de Janeiro, pela décima oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Antônio Lopes armou o time no 3-5-2, com dois volantes marcadores e sem um ala direito.



Análise tática

A defesa do Atlético Paranaense tem três zagueiros fixos, sendo que Nei faz um dublê de lateral-direito de vez em quando, já que o time não tem um ala-direito de fato. Chico (esquerda) e Manoel (centro) ficam sempre atrás.

Como dissemos, o time não tem ala-direito. Wesley cai muito pelo centro e é, na verdade, um meia de velocidade. Paulo Baier é o meia-armador e joga centralizado. A ala esquerda é ocupada por Márcio Azevedo. A equipe conta ainda com dois volantes marcadores: Valência pela esquerda e Rafael Miranda pela direita. O trabalho de armação é todo de Paulo Baier, que é lento, mas tem muita qualidade no passe e na bola parada. Já Wesley é o homem da velocidade pela meia direita.

No ataque, Marcinho joga bem aberto pela esquerda, enquanto Patrick é o centroavante. Patrick é muito limitado tecnicamente e Marcinho, embora tenha perdido muito da explosão que o caracterizou no passado, dá dinamismo ao ataque pelo lado esquerdo, entrando quase sempre em diagonal para o centro do ataque.
Share on Google Plus

Sobre Esquemas Táticos

Marcelo Costa, jornalista e mestre em Sociologia. Editor do site Esquemas Táticos e do Esquemas Clássicos (www.esquemasclassicos.blogspot.com).
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Rafael Rinaldi disse...

Muito intereçante esta analize!!!
http://futebolurgente.blogspot.com/

NEWSLETTER DO ESQUEMAS TÁTICOS

Receba a Carta Tática, Newsletter do site Esquemas Táticos com atualizações e informações exclusivas gratuitas