Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

INTERATIVO: Esquema tático do Corinthians - Final da Copa do Brasil

O Corinthians adotou o 4-2-3-1 em 2009, com dois meias abertos que chegam ao ataque pelas pontas e em diagonal pelo centro. Mano Menezes pode adotar, para o jogo de hoje, um 4-4-2, com um losango no meio-campo, já que o Corinthians joga com a vantagem de ter feito 2 a 0 em São Paulo.








Esquema tático interativo - instruções de uso

Para demonstrar os movimentos defensivos e ofensivos do Corinthians, utilizaremos um gráfico interativo. Leia as instruções abaixo.

Para visualizar a formação do time no primeiro tempo, clique no botão "Formação 1". A partir daí, utilize os botões "Defesa" e "Ataque" para os movimentos defensivos e ofensivos do time.

O botão "Formação 2" apresentação a disposição tática do time no segundo tempo. Os botões "Defesa" e "Ataque" serão relativos a esta segunda formação.

Para uma melhor visualização dos movimentos de ataque e defesa, clique antes na formação base (1 ou 2) a partir da qual você quer observar a movimentação.

Passando-se o mouse sobre o número dos jogadores, seu número aparecerá na parte debaixo do gráfico.

Análise tática - Internacional x Corinthians

O Corinthians atuou no 4-2-3-1 na maioria das partidas em 2009, principalmente nos jogos decisivos. Mas como pode perder até por 1 a 0 — ou por qualquer placar com diferença de dois gols, desde que faça um —, Mano Menezes poderá adotar uma formação que utilizou em alguns jogos este ano: o 4-3-1-2. Nesse sistema tático, podem entrar como segundo atacante tanto Dentinho quanto Jorge Henrique (na simulação que fiz, por limitações técnicas, coloquei apenas Dentinho como hipótese), com Morais como volante e meia pela esquerda e Elias, com as mesmas funções, pela direita. Ambos chegam para apoiar o ataque como meias e, quando o time perde a bola, voltam como volantes, ao lado de Cristian.

No 4-3-1-2, André Santos tem mais liberdade para atacar pela esquerda e Dentinho cai mais em diagonal pelo centro. Morais, então, faz a cobertura de André Santos. Evidentemente, no 4-2-3-1, poderemos observar essa jogada também, mas mais raramente e com um Jorge Henrique mais preso no meio-campo.

No 4-2-3-1, Jorge Henrique e Dentinho têm papéis fundamentais no esquema. Devido à maior capacidade física e de marcação de Jorge Henrique, ele acompanha o lateral esquerdo adversário (ou o direito, porque Dentinho e Jorge Henrique trocam muito de lado durante o jogo) e, com a posse de bola corinthiana, chega ao ataque como ponta, caindo pelos lados (mais frequentemente) ou em diagonal pelo centro.

Douglas e Ronaldo também tem um papel importante nesse esquema. Douglas é o principal responsável por puxar os contra-ataques do time. Ronaldo fica isolado na frente para prender os zagueiros e "estender" o campo ou volta até o meio e usa de seu arranque para vencer os defensores na velocidade.

Nos dois esquemas, invariavelmente o time defende-se com uma linha de cinco defensores. Alessandro forma como zagueiro pela direita e, ou Jorge Henrique passa a marcar pela direita ou Cristian entra como zagueiro entre William e Chicão.

Leia também:

INTERATIVO: Esquema tático do Internacional. Final da Copa do Brasil.

VÍDEO: Esquema tático do Corinthians.

Esquema tático do Corinthians campeão paulista 2009.

Esquema tático do Internacional. 1º jogo da final da Copa do Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.