Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Esquema tático do Botafogo - Jogo contra o Avaí

O Botafogo venceu o Avaí (2x1) na Ressacada, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, apresentando mudanças táticas. O time atuou no 3-5-2, com um lateral-esquerdo fazendo papel de zagueiro a maior parte do tempo e com um meio-campo em losango.

(Clique na imagem para ampliar)

O técnico Ney Franco modificou seu esquema tático. Se, no jogos anteriores, Leandro Guerreiro fazia as vezes de terceiro zagueiro quando o time era atacado, contra o Avaí o terceiro zagueiro foi Eduardo, pela esquerda. Juninho ficou mais centralizado e Émerson foi o zagueiro pela direita. Eduardo também fez o papel de lateral-esquerdo (posição que ocupou em partidas anteriores) quando tinha espaço, mas foi majoritariamente um zagueiro pela esquerda.

Isso deu maior liberdade para Leandro Guerreiro fazer a saída de bola pelo meio, onde Batista e Renato desempenharam as funções de volantes, quando o time era atacado, e meias, quando o time recuperava a posse de bola. Renato mais à frente e à direita, e Batista pela faixa central esquerda e também, às vezes, como ala- esquerdo. Lúcio Flávio foi o armador no centro do campo.

Não concordo com a análise feita pelo Paulo Vinícius Coelho de que Lúcio Flávio jogou pouco à frente de Leandro Guerreiro, quase como segundo volante. Posso estar errado (e como a possibilidade de estar é grande, recomendo a leitura da análise do PVC em seu blog), mas, para mim, Lúcio Flávio atuou como armador avançado, adiante da linha de meio-campo, mas Renato e Batista, que são velozes e têm bom condicionamento físico, faziam a ultrapassagem e tornavam-se opções de ataque. Sempre cito aqui, como exemplo de armador recuado, o Pirlo no Milan (leia o texto sobre isso no Esquema tático do Milan).

No ataque, outra novidade. Além da estréia de André Lima, que jogou como centroavante, Victor Simões atuou como segundo atacante, pela esquerda, atrás de André Lima. Nesse novo posicionamento, Victor rendeu menos e André Lima também não fez uma grande partida.

Leia também:

Esquema tático do Botafogo. Jogo contra o Vitória.

Botafogo 0 x 0 Corinthians. Análise tática.

Esquema tático do Avaí. Jogo contra o Botafogo.

Esquema tático do Milan.

Postar um comentário

2 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Kk De Paula disse…
Perfeito teu post e valeu o comentário no meu blog, já add o teu lá.
Rafael Petry disse…
Vou te adicionnar aos meus favoritos. Me adiciona também! http://maquina-alvinegra.blogspot.com/