Esquema tático do Figueirense

O Figueirense perdeu por 2 a 1 para a Portuguesa pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2009. O Figueirense jogou no 3-5-2 ou, mais especificamente, no 3-2-3-2. Com um volante fazendo também o papel de terceiro zagueiro, podemos dizer que o sistma tático também se transformava num 4-3-1-2.



Análise tática

O técnico Roberto Fernandes formou sua defesa com Toninho (zagueiro pela direita), Bruno Perone (zagueiro pela esquerda) e Roger (zagueiro pelo centro). A defesa do Figueirense tem Roger como o zagueiro da sobra e como o homem que faz a saída de bola do time. Quando o time tem a bola, ele transforma-se em volante pelo centro; sem a bola, Roger faz a cobertura dos demais zagueiros.

No meio-campo, Alê e Luciano Totó são os volantes e Kássio é o meia armador; Wellington (pela esquerda) e Anderson Pico (direita) são os alas. Os volantes têm a função de cobrir os alas e também sair para o jogo. Kássio transita pelos dois lados do campo, mas executa a armação do time praticamente sozinho. Os alas avançam pelos lados do campo, entretanto, não entram em diagonal pelo meio com muita frequência, o que enfraquece a criação de jogadas num 3-5-2 (ver a análise sobre o Esquema 3-5-2).

No ataque, Rafael Coelho e Schwenck. No jogo contra a Portugesa, Rafael Coelho começou o jogo pela esquerda e Schwenck pela direita. Aos 20 minutos, trocaram de lado. Rafael Coelho é mais técnico e rápido que Schwenck e, como o zagueiro da Portuguesa já estava com cartão amarelo, o técnico Roberto Fernandes deveria ter mantido o atacante por aquele lado.

Leia também:

O Esquema 3-5-2.

Esquema tático do Ceará.

Análise tática de Vasco x Icasa.

Esquema tático da Portuguesa.
Share on Google Plus

Sobre Esquemas Táticos

Marcelo Costa, jornalista e mestre em Sociologia. Editor do site Esquemas Táticos e do Esquemas Clássicos (www.esquemasclassicos.blogspot.com).
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

Edson disse...

Boa análise, só corrija o placar: 2 X 1.
abraço

Esquemas táticos disse...

Obrigado Edson. Já está corrigido. Abraços.

NEWSLETTER DO ESQUEMAS TÁTICOS

Receba a Carta Tática, Newsletter do site Esquemas Táticos com atualizações e informações exclusivas gratuitas