Esquema tático do Cruzeiro



Desenho tático apresentado na primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2009.

Veja também a análise tática do Cruzeiro nos clássicos contra o Atlético nos posts Cruzeiro versus Atlético e O clássico mineiro.
Share on Google Plus

Sobre Esquemas Táticos

Marcelo Costa, jornalista e mestre em Sociologia. Editor do site Esquemas Táticos e do Esquemas Clássicos (www.esquemasclassicos.blogspot.com).
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo, eu não sou um adepto de esquema x ou y , na verdade como dizem todos os treinadores é as caracteristicas dos jogadores que se ajustam aos modelos táticos.Mas reconheço que alguns técnicos tem as suas preferências.Como por exemplo Muricy Ramalho e Geninho pelo 3-5-2,Luxemburgo e Parreira pelo 4-4-2 etc.Agora uma coisa interessante acontece no Gremio, o técnico Celso Roth saiu do clube a mais ou menos um mês, e as suas convicções se mantém em alta no estádio Olímpico, por conta do interino Marcelo Rospide que mantém o 3 -5- 2 do antecessor a risca, com os mesmos jogadores e substituições também muito parecidas no transcorrer dos jogos.A maior dificuldade que o tricolor vem encontrando é a falta de criatividade , por jogar no 3-5-2 necessariamente os alas precisam apoiar bastante, se infiltrar pelo meiom, arrumar espaços, ir a linha de fundo etc,mas Ruy e Fabio Santos tem sido muito insuficientes nessa tarefa.No meio campo a questão também fica prejudicada pois o time joga com Adilson na 1° função, que apesar de ser um jogador voluntarioso e dedicado, é muitos mais um destruidor, atua como os volantes a moda antiga e tem grande dificuldade no passe, Tcheco mais a frente é um jogador tatico de fazer a bola andar( não tem muita movimentação), e Souza mesmo atuando bem fica sobrecarregado na função de municiar o ataque.Aí você me pergunta, mas ano passado o Grêmio também tinha alas fracos( caso de Paulo Sergio e Anderson Pico)e jogava no 3-5-2 e foi muito bem no Brasileirão.Isso é verdade, só que daquele time em relaçao ao desse ano a uma grande diferença, os dois volantes eram o cerebro da equipe, Wilian Magrão e Rafael Carioca,são volantes modernos que dão ritmo ao time, chegam na frente, finalizam , armam jogadas, e são incansaveis no vai e vem do meio de campo.Como o Grêmio nao tem mais no elenco jogadores dessa caracteristica,e os alas sao deficientes acho que podia rever o conceito e atuar no 4-4-2.Tirando Rafael Marques e colocando o recem contratato Tulio no meio campo.O novato Joilson poderia ser uma solução para a ala direita , mas nao pode jogar pela Libertadores ja atuou pelo São Paulo.

Meu time seria: Victor, Ruy, Leo, Rever e Fabio Santos; Adilson, Tulio,Tcheco e Souza; Jonas e Maxi Lopes.

abraço Marcos Gaúcho

Marcos Gaúcho

Yan disse...

uau! uma levada de esquemas dos times brasileiros! q venham mais!

Esquemas táticos disse...

Marcos e Yan, obrigado pela visita e pelos comentários.

Marcos, você tem razão. O esquema deve casar com os jogadores disponíveis e o 3-5-2 funciona sob certas condições. O 3-5-2 pode ser ofensivo, mas geralmente é defensivo. Estou planejando fazer um post sobre o assunto.

Abraços.

NEWSLETTER DO ESQUEMAS TÁTICOS

Receba a Carta Tática, Newsletter do site Esquemas Táticos com atualizações e informações exclusivas gratuitas