Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Análise tática do São Paulo. Jogo contra Atlético Mineiro. Copa Libertadores 2013. Prévia

O São Paulo, em seus domínios, normalmente atua no 4-2-3-1. Os dois laterais sobem alternadamente ao ataque, com a predominância de Cortez pelo lado esquerdo. Os dois volantes caracterizam-se pela marcação forte no meio-campo. Denílson tem mais liberdade para avançar ou começar as jogadas no campo de defesa. Frequentemente, Jádson, que atua na linha de três do meio-campo, volta para armar o time ao lado dos volantes, de onde faz lançamentos em profundidade para Osvaldo, Aloísio e Luís Fabiano.
A linha de três do São Paulo é formada por um centroavante adaptado como atacante de lado de campo — Aloísio —, um ponta-esquerda — Osvaldo — e um meia-atacante de origem que está se adaptando bem à posição de armador — Jádson. O esquema tático do São Paulo é feito sob medida para que Ganso se encaixe nele, mas suas más atuações, e as boas de Jádson, não concretizaram essa tese.

Note que esta esquematização é a do São Paulo que joga em casa. Fora de casa, Ney Franco coloca o time um pouco mais conservador, mais recuado. E ele faz isso mexendo em duas posições e com um jogador. Ele tira Aloísio, que joga pela direita na linha de três do 4-2-3-1 e adianta Douglas para jogar como ala-direito. Na lateral direita, coloca o zagueiro Paulo Miranda.


Ou seja, o lado direito fica bem fechado com um zagueiro atrás e um ala, que compõe melhor o meio-campo que um atacante como Aloísio, e ainda melhora a marcação nos setores direito e de meio-campo. Além disso, Paulo Miranda pode se deslocar mais para o centro durante as subidas do lateral-esquerdo Cortez e fechar a defesa com três zagueiros.

Especificamente contra o Atlético Mineiro, essa mudança da maneira de jogar do São Paulo fora de casa será muito importante. O setor esquerdo de ataque do Atlético é forte e contará com Diego Tardelli e Ronaldinho, que cai muito por aquele lado, mesmo jogando centralizado. Além disso, o técnico do Atlético, Cuca, poderá optar por deslocar Bernard da direita para a esquerda, já que é neste setor que o jogador sempre atuou e rende mais. Ney Franco terá que contar muito com os zagueiros Lúcio, Rhodolfo e Paulo Miranda para conter as bolas altas do Atlético com Jô e os zagueiros Réver e Leonardo Silva. Esta é a jogada mais forte, e também mais manjada, do Atlético. Lembrando que os volantes do São Paulo são baixos e não terão como ajudar muito nisso.

O setor de ataque pela esquerda, com Osvaldo, Cortez e Jádson caindo por ali, será o mais importante na busca do gol. O lateral-direito atleticano Marcos Rocha gosta de subir ao ataque e, embora vá ficar mais fixo atrás, não é um exímio marcador. O volante Leandro Donizete deve auxiliá-lo por ali, assim como Bernard, que ajuda muito na marcação. Reduzir o campo para explorar a velocidade dos atacantes, característica das duas equipes, não será uma opção muito frequente, já que o campo do estádio Independência é pequeno.

Enfim, será um bom duelo na Copa Libertadores 2013 entre ataques rápidos, jogadores técnicos e dois bons técnicos. Curtam a Fan Page do Esquemas Táticos no Facebook.com/esquemastaticos, sigam o @esquemastaticos no Twitter e inscrevam-se no Canal do Esquemas Táticos no YouTube. Também estamos no Google Plus, procurem-nos por lá e adicionem aos seus círculos.

Faremos uma Twitcam Tática do confronto entre Atlético Mineiro e São Paulo. A #TwitcamTatica, assim como os vídeos do Esquemas Táticos, são gráficos animados em que mostramos as movimentações dos jogadores e explicamos os esquemas táticos das equipes numa transmissão ao vivo em que você pode perguntar e participar em tempo real. Acompanhe o Esquemas Táticos no Twitter e no Facebook e fique sabendo o dia e horário da #TwiitcamTatica.