Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Colômbia 1 x 0 Costa Rica. Copa America 2011. Análise tática

A Colômbia venceu a Costa Rica por 1 a 0 — no estádio do Gimnasia y Esgrima, em Jujuy — pela Copa América 2011 na Argentina, grupo A. O esquema tático da Colômbia variou entre o 4-1-4-1, 4-4-1-1 e 4-4-2. O esquema tático da Costa Rica variou entre o 4-4-1-1 e o 5-3-1 (após a expulsão de Brenes).

Colômbia


Clique na imagem para ampliar

A Colômbia começou o jogo no 4-1-4-1 (figura acima. Clique na imagem para ampliar), ainda no primeiro tempo passou para o 4-4-1-1 após a expulsão do costariquenho Brenes (segunda figura) e, no segundo tempo, adotou o 4-4-2 com o meio-campo em linha. Como dissemos, tantas variações deveram-se à expulsão de Brenes e, depois, às dificuldades de criação da equipe. Que criou mais chances após as constantes mudanças táticas e de posição dos jogadores, mas ainda assim fez um jogo ruim.

No 4-1-4-1, Bolívar foi o volante entre a linha defensiva e de meio-campo, mas também funcionava como um terceiro defensor adiantado em relação a Yepes e Perea. Com o apoio defensivo de Bolívar, os laterais Armero e Zuñiga tinham liberdade para apoiar o ataque constantemente e, nessa formação, funcionaram quase como alas.

Com a expulsão de Brenes aos 27 minutos do primeiro tempo, o técnico Hernán Darío Gómez tirou Aguilar, colocou Rodallega, e a equipe desenhou-se no 4-4-1-1, com Rodallega como o "1" atrás do centroavante Falcão Garcia (figura abaixo. Clique para ampliar).


Clique na imagem para ampliar

Com este esquema, Falcão ficou um pouco menos isolado, mas seguia mal no jogo. O destaque da seleção colombiana foi o meia-atacante pela direita Adrián Ramos, que inclusive fez o único gol da partida. Dayro Moreno, o meia-atacante pela esquerda (depois ele inverteu a posição com Ramos), pouco fez. Outro destaque foi o meia Guarín (jogador do Porto de Portugal assim como Falcão), que começou no miolo da linha de quatro no 4-1-4-1 e depois foi recuado como segundo-volante ao lado de Bolívar no 4-4-1-1 e no posterior 4-4-2. Nas duas formações, Guarín foi o armador da equipe.

Costa Rica


Clique na imagem para ampliar

Com uma postura defensiva, a Costa Rica começou o jogo no 4-4-1-1. A linha de meio-campo jogou bastante recuada, deixando Brenes e Campbell isolados na frente. A equipe já jogava mal com 11 em campo, após a expulsão de Brenes o time adotou a retranca como estratégia. E funcionou até os 44 minutos do primeiro tempo, quando a equipe levou o gol.

Com um a menos, o esquema variou entre o 4-4-1, com Campbell isolado na frente, e o 5-3-1, com Madrigal recuando para marcar na lateral esquerda. No final do primeiro tempo e em todo o segundo, o time adotou o 5-3-1 com algumas mudanças. Leal fixou-se na lateral esquerda, deslocando definitivamente o lateral-esquerdo Calvo para o miolo defensivo juntamente com Acosta (defensor central), Duarte (defensor pela direita) e Salvatierra (lateral-direito). Veja a imagem abaixo (clique para ampliar).


Clique na imagem para ampliar

O atacante Campbell, que fez uma boa partida no primeiro tempo, foi substituído na segunda etapa por Elizondo, um meia-atacante que recompunha melhor o meio-campo e ajudava na marcação quando o time estava sem a bola.

O destaque da Costa Rica foi o goleiro Leonel Moreira, que realizou grandes defesas e mostrou-se muito seguro durante toda a partida. Outro destaque foi o meia pela direita Mora. Juntamente com Madrigal, era o responsável por levar a bola até o ataque e fazer a primeira marcação pelas laterais do campo.


Visite o novo Esquemas Táticos Estatísticas. Levantamentos estatísticos e análises inéditas sobre campeonatos e times de todo o mundo. Veja todas as atualizações na página do Esquemas Táticos Estatísticas e também no Twitter @esquemastaticos.


Siga Esquemas Táticos no Twitter.









Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.