Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

ESTATÍSTICAS: Como são feitos gols Brasileirão

Estreia hoje o Esquemas Táticos Estatísticas. O Esquemas Táticos Estatísticas faz um levantamento de todos os gols dos times em um campeonato e demonstra os pontos fracos e fortes de cada equipe. São análises qualitativas e quantitativas do contexto dos gols que mostram quantos foram de ataque, contra-ataque, falta direta, falta indireta, escanteios e pênaltis. O levantamento também inclui de onde saem os gols (pequena área, grande área, fora da área) e começam as jogadas (centro, direita ou esquerda). Além disso, Esquemas Táticos Estatísticas também quantifica quais são os atletas que mais participam das jogadas de gol.

Contexto do gol

Como saem os gols do Campeonato Brasileiro? Esquemas Táticos Estatísticas fez um levantamento qualitativo e quantitativo do contexto dos gols no Campeonato Brasileiro até a 6ª rodada. Os gols são feitos por meio de ataques, contra-ataques e bolas paradas.



Observamos que, nas primeiras seis rodadas, a maioria dos 156 gols foi feita com a bola rolando em ataques (52,56%) e contra-ataques (14,10%). Com a bola parada, foram feitos 21 gols de escanteio (13,46%), 15 de falta indireta (9,62%), 13 de pênalti (8,33%) e 3 de falta direta (1,92%).



Ou seja, com estes números, desfaz-se o mito de que a maioria dos gols é feita de bola parada. Outro mito que cai é o de que o gol feito na transição (contra-ataque) supera os feitos em ataques.

O time que mais faz gols de bola parada é o Atlético Mineiro (6 gols), sendo 5 de escanteios e 1 de falta indireta. O líder em gols feitos com a bola rolando é o Flamengo (12 gols), sendo 9 em ataques e 3 em contra-ataques. Os outros times que mais fazem gol com a bola rolando são São Paulo, com 9 gols (8 em ataques e 1 em contra-ataque) e Internacional, também com 9 gols (6 em ataques e 3 em contra-ataques). Interessante notar que o São Paulo, que sob o comando de Muricy Ramalho notabilizou-se pelos gols de bola parada, não fez nenhum desta maneira no Campeonato Brasileiro 2011.

Em breve, estaremos publicando mais estatísticas, tabela e gráficos sobre os gols do Campeonato Brasileiro. Veja todas as atualizações na página do Esquemas Táticos Estatísticas e também no Twitter @esquemastaticos.

Siga Esquemas Táticos no Twitter.









Postar um comentário

2 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Rafael Leão disse…
Parabéns pela iniciativa de reunir esses dados estatísticos! Belo post!! Abraços!
Alexandre disse…
o site de voces é nota 10. parabéns. adoro estudar esquemas taticos de futebol, e a ideia de colocar estatisticas foi muito boa!