Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

PRÉVIA. Táticas, estratégias e pontos fracos e fortes dos finalistas dos campeonatos Gaúcho, Mineiro e Paulista

Baseando-se em escalações prováveis, vamos fazer uma prévia dos esquemas táticos, das estratégias e dos pontos fracos e fortes das equipes que disputarão as finais dos campeonatos estaduais Gaúcho, Mineiro e Paulista 2011.

Campeonato Gaúcho

Grêmio



Esquema tático: 5-4-1 ou 4-4-2 em losango

Pontos fracos

Renato Gaúcho tem vários desfalques (contusões e cartões) e poucas peças de reposição. Rochemback, Lúcio e Willian Magrão voltam de contusão e, portanto, não devem estar no melhor da forma. Outro problema sério é o ataque. Borges está em conflito com a torcida e com Renato Gaúcho, mas as opções são os jovens Júnior Viçosa e Leandro.

Pontos fortes

A volta de Lúcio deve melhorar o meio-campo do Grêmio, que vive do brilho individual de Douglas. Renato Gaúcho pode optar pelo 4-4-2 em losango colocando Júnior Viçosa ou Leandro ao lado de Borges. Isso daria mais volume e força ao ataque. A ausência de Adílson, e a presença de Lúcio, melhora a qualidade no passe no meio-campo e também a força ofensiva.

Internacional



Esquema tático: 4-2-3-1

Pontos fracos

O trio de meias do 4-2-3-1 é muito técnico e sabe tocar bem a bola, mas é pouco incisivo. Eles ficam muito centralizados e aprofundam pouco as jogadas. O lateral-direito Nei não tem feito boas partidas. Sem Guiñazu (suspenso), o time perde na marcação no meio-campo.

Pontos fortes

Leandro Damião está muito bem e é um dos poucos centroavantes que não desaparecem no esquema 4-2-3-1, mesmo jogando muito isolado. Os meias D'Alessandro, Oscar e Andrezinho controlam muito bem o jogo no meio-campo, embora, como dissemos, não aprofundem as jogadas. A ausência de Guiñazu, que é bom marcador mas tem dificuldade para sair para o jogo, dá a chance de Tinga aparecer na frente como elemento surpresa.

Campeonato Mineiro

Atlético



Esquema tático: 4-2-2-2

Pontos fracos

Embora Fillipe Soutto tenha melhorado a cabeça-de-área atleticana, Serginho é muito inconstante. O lateral-direito Patric é fraco, embora tenha feito uma boa partida contra o América. O meio-campo com Bernard e Giovanni é muito jovem, inexperiente e pode sentir o jogo. A zaga do Atlético é boa pelo alto, mas é lenta e facilmente envolvida por atacantes velozes.

Pontos fortes

O ataque com Magno Alves ganha muita qualidade porque, além de ser um jogador experiente, é rápido e goleador. Ele pode jogar aberto e entrar em diagonal pelo centro, confundindo a defesa adversária. Mancini também joga aberto e pode voltar para recompor o meio-campo pelos lados. Fillipe Soutto tem dado consistência ao sistema defensivo e melhorado a qualidade do passe no setor. Dorival Jr. ainda pode optar por colocar três volantes (entrando Toró como primeiro-volante e sacando Bernard) e colocar o time no 4-3-1-2.

Cruzeiro



Esquema tático: 4-2-3-1

Pontos fracos

O time pode entrar abalado pela desclassificação na Copa Libertadores. Mas o ponto fraco do time é a posição de centroavante. Ortigoza é fraco tecnicamente e não tem velocidade e, no 4-2-3-1 do Cruzeiro, tende a ficar isolado na frente. As laterais também são problemáticas. Gilberto não é bom marcador, embora saia bem para o ataque. Pablo volta de contusão e não está na plenitude da forma.

Pontos fortes

O meio-campo cruzeirense é muito forte. O time tem pelo menos três grandes armadores: Montillo, Roger e Marquinhos Paraná, mesmo jogando mais recuado como volante. Além disso, Gilberto também ajuda a armar o time e chega à frente para finalizar. Wallyson, destaque da equipe nesse início de temporada, volta de contusão, não está em forma e deve ser substituído por Dudu, meia-atacante rápido e habilidoso.

Campeonato Paulista

Corinthians



Esquema tático: 4-2-3-1

Pontos fracos

O lateral-direito Alessandro está suspenso e fará falta porque um dos principais jogadores do Santos, Neymar, joga naquele setor. Pode ser substituído pelos volantes Moradei ou Morais, ou ainda pelo zagueiro Wallace. Dentinho está muito inconstante, mas Tite insiste em mantê-lo como titular apesar de Willian estar em melhor momento. Tite não consegue fazer grandes mudanças táticas no time durante o jogo, o que é problemática para buscar ou manter um resultado favorável.

Pontos fortes

Embora tenha caído de posição nos últimos jogos, Liedson é rápido, excelente cabeceador e goleador. Consegue sair-se bem no 4-2-3-1 de Tite e aproveitar os cruzamentos. Fábio Santos e Jorge Henrique poderão se aproveitar do espaço que o lateral-direito Jonathan deixa no campo defensivo. O zagueiro Chicão é muito seguro e bom cobrador de faltas.

Santos



Esquema tático: 4-3-2-1 ou 3-5-1-1

Pontos fracos

O time perde a força do meio-campo com os esquemas armados por Muricy Ramalho. Muricy gosta de dizer que prefere o 4-4-2, mas gosta mesmo é de um esquema com três zagueiros. E, diga-se, esse esquema funcionou bem no segundo tempo contra o São Paulo nas semifinais no Campeonato Paulista. Provavelmente Muricy vai armar um time com muitou volantes e/zagueiros com um ataque formado apenas por Neymar, sendo auxiliado por Ganso e Elano. Contra o América do México, isolar Ganso e Neymar na frente não funcionou. Os zagueiros e o goleiro não são confiáveis.

Pontos fortes

Mesmo com apenas Neymar e Ganso na frente, com a chegada de Elano e dos laterais/alas, o time é mais forte que o do Corinthians. O que não quer dizer que vai ganhar. Mas Neymar e Ganso são jogadores acima da média e, normalmente, fazem a diferença nos jogos. Com três volantes ou três zagueiros, Muricy quer dar liberdade para os laterais/alas sem perder poder de marcação.

Não perca a Twitcam Tática! Toda segunda, às 19h, aqui no blog Esquemas Táticos ou pelo Twitter @esquemastaticos

Siga Esquemas Táticos no Twitter.









Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.