Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Benfica 1 x 2 Porto. Campeonato Português

O Porto venceu o Benfica por 2 a 1, no Estádio da Luz, pela 25ª rodada do Campeonato Português 2010-2011 e sagrou-se campeão nacional. O esquema tático do Benfica foi o 4-4-2 (4-1-3-2). O esquema tático do Porto foi o 4-3-3.

Benfica



O Benfica jogou no 4-4-2, mais especificamente no 4-1-3-2, já que há uma linha de três meias atrás dos dois atacantes. O time começou o jogo pior que o Porto, que criou as melhores chances. Depois, equilibrou a partida e foi melhor durante a maior parte do jogo. A superioridade na posse de bola não foi suficiente, entretanto, para empatar e virar a partida. Essa superioridade na posse de bola não se repetiu nas chances de gol, já que houve um equilíbrio total nesse quesito: 12 chutes a gol para cada equipe, sendo seis no alvo.

Um erro estratégio do técnico Jorge Jesus foi colocar dois atacantes de velocidade e pôr em prática uma estratégia de pressionar o adversário no campo defensivo. De nada adianta ficar em cima do adversário e não contar com um centroavante de ofício. Exceto se o time trocar muitos passes de lado e em diagonal para abrir a defesa adversária. Essa não é a característica do Benfica, que é um time vertical. A entrada tardia de Cardozo não resolveu o problema, até porque ele entrou mal no jogo.

Jara produziu muito pouco. Ele não fez jogadas em profundidade e não penetrou na área. Saviola também não penetrou na área, embora tenha aprofundado mais o jogo. Aimar mostrou dificuldades em se livrar da forte marcação do Porto no meio-campo. Os meias/volantes pelos lados Salvio e Gaitán avançaram bastante, mas isso deixou muitos espaços para o avanço dos meias do Porto também.

A postura da defesa também não ajudou. Luisão fez uma partida excelente, assim como Fábio Coentrão, mas o mesmo não se pode dizer dos demais defensores. Jorge Jesus errou ao colocar Airton na lateral direita. Ele não ameaçou o lado esquerdo da defesa do Porto, embora tenha marcado bem a Varela. Coentrão ficou preso atrás porque tinha que marcar Hulk. Seu potencial ofensivo foi anulado com a opção de André Villas Boas de colocar Hulk pela direita. Ele só foi aparecer com frequência no ataque no final do jogo, quando Hulk passou a ser o único atacante do Porto e jogar centralizado.

Porto



O Porto atuou no 4-3-3, como tem feito em toda a temporada 2010-2011. Com o resultado, o Porto sagrou-se campeão português antecipadamente. Inteligentemente, o técnico André Villas Boas colocou Hulk para atuar pela direita, no setor de Fábio Coentrão, uma das armas ofensivas do Benfica. Com isso, anulou o lateral-esquerdo.

Outra estratégia corajosa de Villas Boas foi manter o esquema 4-3-3 com dois meias/volantes que vão ao ataque. Guarín e Moutinho avançavam com frequência e sobrecarregavam o sistema defensivo do Benfica. Fernando, o primeiro-volante, fixou-se no campo defensivo e marcou muito bem a Aimar.

Os laterais tiveram espaço e subiam alternadamente, com segurança. O Porto aproveitou-se do fato de o Benfica centralizar muito as ações ofensivas. Quando o time foi pressionado, soube aproveitar-se dos contra-ataques, mesmo com um jogador a menos (Otamendi foi expulso no segundo tempo).

Falcão e Hulk fizeram uma grande partida do ponto de vista individual e tático. Varela ficou preso na marcação de Aírton, mas cumpriu um bom papel tático ao impedir que o lado direito do Benfica pudesse avançar.

Invicto na Liga Sagres até esta rodada, o Porto é um campeão com justiça. Jogou o melhor futebol ao longo da temporada e seu técnico, André Villas Boas, mostrou ousadia e conhecimento.

TWITCAM TÁTICA



Participe da Twitcam Tática ao vivo com debate dia 4 de abril, segunda-feira, aqui no blog Esquemas Táticos. Sigam @esquemastaticos e mandem perguntas e comentários pelo chat do Twitter. Quem não tiver Twitter também pode acompanhar a Twitcam. Faremos um post com o link e, além disso, a Twitcam será disponibilizada no blog também.

A Twitcam Tática é uma twitcam diferente. Apresentamos os desenhos táticos das equipes e fazemos uma análise interativa. As explicações são acompanhadas de interações gráficas nos desenhos dos times.

Estão programadas as análises de Benfica x Porto, Napoli x Lazio e Milan x Internazionale.

Quem quiser ter o twitter divulgado, basta postar a hashtag #TwitcamTatica antes, durante ou depois do evento.

Siga @EsquemasTaticos no Twitter.









Postar um comentário

1 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
António Baía disse…
Antes de mais quero dar os meus parabens para este seu trabalho, que de facto é fantástico. Sigo ha algum tempo as suas análises, sempre muitos práticas e bem conseguidas.
Quanto ao esquema utilizado por JJ contra o Porto, não foi diferente do que tem vindo a utilizar, mas com jogadores de características diferentes. Na defesa, uma mudança forçada. Maxi lesionado foi subtituido pelo Airton. Jogadores completamente diferentes. Maxi é fundamental no esquema de JJ. Airton foi uma adaptação. Airton é um jogador posicional, que como defesa direito não passa do meio campo, nem vai a linha cruzar. Mas no plantel não havia outra alternatica, R. Amorin lesionado e L.Filipe não convence ninguem.
NA frente Jara no lugar de Cardozo. Jogadores completamente diferentes. JJ apostou nas movimentações e trocas rapidas entre Jara e SAviola, para mais JAra vinha evidenciando uma boa forma, tendo resolvidos muitos jogos, mas sempre como suplente utilizado, nunca como titular. Parece um jogador que serve para entrar qd o Benfica está em cima, pressionando. Apesar de irritar muitas vezes, pelos golos perdidos e por pouco se movimentar, CArdozo é fundamental no 11 inicial. Ele é forte fisicamente, desgasta e segura os Centrais, abrindo espaços para SAviola, Aimar, SAlvio ou GAitan. A intenção de JJ foi surpreender o FCP, mas não resultou e qd Cardozo entrou já ia de cabeça quente.