Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Esquema tatico do Flamengo 2011 com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves

Muitas especulações estão sendo feitas sobre como o Flamengo vai se armar para a temporada 2011 com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves no time. Esquemas Táticos vai fazer algumas simulações baseadas nas características dos jogadores contratados e nos sistemas táticos mais utilizados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.

Luxemburgo gosta do 4-4-2 em losango, ou seja, com um volante apenas marcador, dois volantes/meias pelos lados e um armador ou meia-atacante na ponta ofensiva do losango. Entretanto, no Palmeiras e no Atlético Mineiro, seus trabalhos mais recentes antes do Flamengo, ele utilizou um sistema com um atacante e dois meias (ou meias-atacantes) à frente dos volantes e atrás do atacante. Um 3-6-1 (3-4-2-1). No Palmeiras, os dois atrás do atacante eram Diego Souza e Cleiton Xavier. No Atlético, ele utilizou Tardelli e Diego Souza ou Ricardinho e Diego Souza. No Atlético, ele utilizou uma variação tática (4-3-2-1) com três volantes, dois meias-atacante e um atacante.

Ainda no Palmeiras, utilizou muitas vezes Cleiton Xavier como volante, ao lado de Pierre, para armar o time de trás. Mas só em situações emergenciais. Outra variação no Palmeiras foi o 3-5-2 (esquema que mais utilizou no Palmeiras) com apenas um volante (Pierre), dois alas e Cleiton Xavier e Diego Souza atrás dos dois atacantes.

De todo modo, Luxemburgo tem ido além das táticas do 4-4-2 em losango, embora sempre volte a ele, e tem demonstrado uma fixação recente com esquemas com três zagueiros. Já utilizou esquemas com três atacantes (4-3-3) e 4-4-2 (4-2-2-2) em quadrado. Não vi Luxemburgo armar suas equipes no 4-2-3-1 que, no momento, seria o esquema ideal para abarcar todas as contratações de peso feitas pelo Flamengo (veja ilustração abaixo).



No 4-2-3-1, o time fica forte defensivamente com Maldonado e Willians como volantes e ainda pode utilizar, alternadamente, a ofensividade de Egídio (um dos melhores laterais-esquerdos do Brasil em 2010) e Leonardo Moura. E, claro, passa a contar com um trio de meias-atacantes técnicos e habilidosos como Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Bottinelli.

Colocamos os zagueiros Welinton, David, Jean e Ronaldo Angelim aleatoriamente nas simulações com quatro defensores. No 4-3-2-1 a seguir, colocamos um miolo com Jean e Angelim.



Essa formação exclui Bottinelli, reforça a marcação no meio-campo e libera mais os laterais. Luxemburgo gosta de utilizar Maldonado como um terceiro zagueiro e, nessa formação, isso poderia ser feito. Renato Abreu e Willians cobririam a subida dos laterais. Ronaldinho e Thiago Neves ficariam mais livres. Uma possibilidade (como dissemos no caso de Cleiton Xavier) é colocar o meia Bottinelli no lugar de Renato Abreu. Mas, nesse caso, ele teria que marcar.

Outro esquema tático possível para o Flamengo com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves é o 4-4-2 com um quadrado no meio-campo (4-2-2-2).



Não é uma posição muito confortável para Ronaldinho, já que ele gosta de jogar aberto pela esquerda, e deixa Bottinelli novamente de fora. Mas forma um quarteto com dois jogadores enfiados (Deivid e Diego Maurício), o que facilita o trabalho de Ronaldinho e Thiago Neves.

A fixação de Luxemburgo com esquemas com três zagueiros, e o fato de Ronaldo Angelim já ter sido utilizado como um zagueiro pela esquerda (falso lateral-esquerdo), nos leva a especular uma quarta formação.



Seria um 4-2-3-1 a la holandesa. Ou seja, um esquema em que apenas um dos laterais sobe e atua praticamente como um ala. Como Egídio está voltando e ainda não tem o nível técnico de Leonardo Moura, fica de fora. A marcação fica reforçada atrás com os três zagueiros. Entretanto, essa formação repetiria um erro do Barcelona quando colocou um lateral defensivo para atuar, na esquerda, com Ronaldinho à frente. Ele ficou sem ter com quem tabelar pelo setor esquerdo e seu futebol caiu. Uma alternativa seria manter Egídio e sacar Leonardo Moura, colocando um zagueiro em seu lugar. Mas isso não deve acontecer, pelo menos no início da temporada.

Siga Esquemas Táticos no Twitter.

Leia também:

Barcelona 3 x 1 Manchester United. Final da UEFA Champions League 2010-2011

ESQUEMAS CLÁSSICOS. Análise tática do Barcelona e do Manchester United campeões da Europa em 1992 e 1968. Vídeos, desenhos e animações gráficas

VÍDEO. Esquema tático do Everton 2010-2011

Barcelona 5 x 0 Real Madrid. Análise tática

VÍDEO: Esquema tático do Manchester United

VÍDEO: Esquema tático do Barcelona

VIDEO. Análise tática do Santos 2010

VÍDEO: Esquema tático do Grêmio

VÍDEO: Esquema tático do Corinthians

VIDEO: análise tática do São Paulo

Mande o link desta análise para o seu twitter.






Bookmark and Share


TWITTER: @esquemastaticos

Postar um comentário

5 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Marcelo, não sei se no 4-2-3-1 o Flamengo fica tão forte defensivamente. O Ronaldinho não vai voltar pra marcar. Ele não fazia isso no Milan que era obrigação, imagina aqui no Brasil. O Thiago Neves, creio eu, também não vai marcar. O Fla vai precisar de gente pra marcar por eles. A dupla de zaga e Willians e Maldonado não vai dar. O primeiro até desarma bem, mas erra muitos passes e vai faltar perna pro chileno. O Egídio marca mal, o Léo Moura evoluiu bastante nesse quesito, mas ele obviamente é muito ofensivo.

O 4-3-2-1 parece ser o esquema mais viável, com três volantes dos citados, mas eu prefiro que seja um 4-3-1-2, com Willians, Maldonado e Renato no meio, Thiago Neves armando o jogo e Ronaldinho e Deivid no ataque.
Ter um jogador como Ronaldinho no elenco é prazeroso demais. Qualquer que seja sua posição, o rubro negro tem muito a ganhar. No Flamengo, Maldonado e Willians parecem intocáveis no meio campo. Serão os dois cães d eguarda, sendo que, dependendo do time, Willians pode atuar caindo muito pela direita. Porém, na direita já vai ter o Léo Moura apoiando. Thiago Neves deve cair por aquele setor para criar com o lateral. No aldo esquerdo, Ronaldinho e Egídio devem ser responsáveis pela crição. Sendo assim, faltam duas vagas do meio pra frente. Luxa pode jogar com Diego Maurício flutuando e Deivid maais centralizado, ou com Renato no meio campo e um dos dois atacantes na frente. Ainda há a opção pelo Botinelli, ainda tem o Wander. Enfim, muitas águas vão rolar, mas o mengão aprece que vem forte em 2011.
Anônimo disse…
Olá Maracelo. Estou conhecendo seu Blog agora e vc está de parabéns já q nenhum outro Blog se preocupa com táticas e até quem lá comenta sobre o assunto não é muito bem visto.Gostaria de lançar inúmeros comentários sobre o FLA 2011, se vc permitir, mas iniciarei com uma questão fundamental que é o WILLIAMS e qual a função deste jogador segundo o desenhos das formações dispostas acima. A questão: Williams é um grande marcador mas tem capacidade mínima para sair jogando, portanto, não deveria ser o 1º volante fixo na frente da zaga (esquema Nr 2, na minha opinião o melhor para jogo contra o vasco em 29/01, mudando os nomes logicamente)?
Anônimo disse…
A substituição errada contra o Vaso (29/01)aos 20 do 2º tempo quase custaram a vitória ao Flamengo. Fierro deveria substituir Maldonado, ficando :
Williams
Fierro Renato

Vander Marquinhos

Wanderley.
Rodrigo G. Neves disse…
Bem, o time que eu escalaria seria esse:

Felipe; Leo Moura, Wellinton (David), R. Angelim e Renato; Maldonado, Willians, Bottinelli (Vander) e Thiago Neves; Ronaldinho e David (Wanderlei).

O Flamengo também pode jogar no 3-5-2, como provado no jogo de hoje (13/02/11) contra o Resende. O time não foi bem no ataque, mas a defesa melhorou muito mesmo.

E uma pergunta: Você usa um programa especial para fazer essas escalações ou usa simplesmente um editor de imagens?