Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

INTERATIVO. Esquema tático da Argentina

A Argentina que enfrenta o Brasil em Rosário, no sábado, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da África de 2010, deve adotar o 4-1-3-2 como esquema tático.

Para analisar o esquema tático da Argentina, vamos utilizar um desenho e um gráfico animado interativo em flash (leia as instruções de como utilizar o gráfico).

Análise tática

(Clique na imagem para ampliar)

O técnico Diego Maradona decidiu formar sua defesa com dois defensores do Vélez Sarsfield e o ataque com dois jogadores rápidos e sem centroavante. Provavelmente, um centroavante pode aparecer no segundo tempo, caso a Argentina esteja empatando ou perdendo na primeira etapa, para que o time possa ter a opção de bola aérea. De um modo geral, a seleção argentina joga muito pelo meio, centraliza as jogadas, valorizando a posse e o toque de bola dos meias e atacantes, que apoiam muito o meio-campo.

Instruções de uso

Os botões "Mov.Ataque" e "Mov.Defesa" apresentam as formações táticas básicas e estáticas do time. Os botões "Defesa" e "Ataque" simulam as movimentações prováveis do time quando estiver defendendo ou atacando.

Para uma melhor observação dos movimentos de ataque e defesa, sempre clique antes nos botões "Mov.Ataque" e "Mov.Defesa".

Para ver o nome dos jogadores, passe o mouse sobre os números.

Esquema tático interativo








A defesa da Argentina deve vir a campo com Zanetti na lateral direita, Sebástian Dominguez (Sebá) como defensor pela direita, Otamendi como defensor pela esquerda e Heinze na lateral esquerda. Os dois laterais argentinos são bem defensivos e, em geral, jogam muito recuados. São quase como zagueiros pelas laterais. Dos dois, Heinze é quem mais deve apoiar o ataque, enquanto Zanetti deve priorizar a marcação em Robinho. Os zagueiros são limitados tecnicamente e lentos. Mas a linha defensiva pouco se desfaz.

O meio-campo vai com apenas um volante de marcação (Mascherano) e Verón deve jogar a seu lado ou à sua frente, mas como armador recuado. Verón tem liberdade para transitar por todo o meio-campo. Ele é o que os ingleses, e europeus em geral, chamam de box-to-box. Maxi Rodriguez e Dátolo são meias/alas que jogarão abertos. Dátolo deve apoiar mais; Maxi Rodriguez também deve apoiar, mas menos que Dátolo. Ambos buscam a jogada em diagonal pelo centro, preferencialmente.

O ataque será formado por dois jogadores rápidos, com boa técnica e toque de bola. Tévez (esquerda) e Messi (direita) jogam abertos e devem trocar de lado muitas vezes durante o jogo. Embora joguem abertos, também tendem a centralizar as jogadas.

Conforme dissemos, a entrada de um centroavante, mais fixo na área, deve acontecer no segundo tempo caso a partida se complique. Maradona, então, poderá optar por três atacantes: dois abertos pelos lados e um centroavante, que pode ser Palermo ou Lisandro López. A opção por Palermo fará com que a Argentina perca seu estilo de jogo baseado no toque de bola, tabelas e infiltrações, uma vez que Palermo fica muito fixo dentro da área. Com Lisandro López, o atacantes poderão continuar a trocar de lugar constantemente, já que Lisandro é mais técnico que Palermo.

Leia também:

INTERATIVO: Esquema tático do Brasil.

Esquema tático de Portugal.

Esquema tático dos Estados Unidos.

Esquema tático da Espanha.

Esquema tático da Nova Zelândia.

Esquema tático do Brasil.

Esquema tático da Holanda.

Esquema tático da Noruega.

Esquema tático da Argentina.

Esquema tático do Uruguai.

Esquema tático da Colômbia.

Esquema tático da Albânia.

Esquema tático do Egito.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. Holanda 2 x 0 Uruguai. Copa de 74. Desenhos táticos.

VÍDEO. Esquema tático da Holanda de 74.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. VÍDEO: Análise tática da Seleção Brasileira da Copa de 1982.

INTERATIVO: Esquema tático da Seleção Brasileira de 1982. Análise tática interativa.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. Brasil 4 x 1 Escócia. Copa de 1982. Desenhos táticos

VÍDEO: Gols de Brasil 4 x 1 Escócia. Edição com as jogadas completas dos gols.



* Fiz a mesma análise para o blog português Portal Futebol, onde podem ser encontradas notícias de clubes europeus e as capas dos principais jornais da Europa.

Postar um comentário

2 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
WILDE disse…
Buen estudio!!!!!!!!
El Braca disse…
Excelente tematica del blog, voy a visitarlos con frecuencia.
saludos.