Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Esquema tático do Real Madrid com Kaká e Cristiano Ronaldo

O Real Madrid da temporada 2009/2010 ainda não estreou, mas seus amistosos de pré-temporada já dão uma idéia de como será a formação tática do time. Vamos apresentar os desenhos táticos que foram por nós observados nesses jogos.

O 4-2-3-1. Cristiano Ronaldo e Kaká

Nessa formação, observada durante o amistoso contra o Borussia Dortmund, o técnico Manuel Pellegrini armou o esquema tático colocando Kaká e Cristiano Ronaldo vindo de trás em velocidade e com a bola dominada, a melhor característica deles.



Na defesa, Lass foi o lateral-direito, Albiol o zagueiro pela direita, Metzelder o zagueiro pela esquerda e Marcelo o lateral-esquerdo. Em tese, Marcelo teria mais liberdade para atacar, garantido pelos volantes e pelo lateral-direito mais recuado. Mas, na prática, o Borussia Dortmund explorou aquele lado e impediu os avanços mais incisivos dele. A entrada de Michel Salgado (que estava machucado no dia do jogo) ou Sérgio Ramos não muda muito esse cenário, já que são mais defensivos que ofensivos.

No meio-campo, dois volantes. Um marcador (o zagueiro Pepe, mas que também atua como volante na seleção portuguesa) e um armador (Xabi Alonso), mas que também marca bem. A vantagem de se ter um armador jogando recuado é a menor pressão que ele sofre dos marcadores do time adversário. À frente dos volantes, três meias: Granero, Kaká e Cristiano Ronaldo. Os três voltam para ajudar a marcação e também chegam ao ataque, além de trocarem de posição constantemente. Qualquer um deles pode aparecer como atacante ao lado de Benzema, o único atacante de ofício do time, mas que não joga isolado na frente por causa da aproximação de um dos três.

O 4-4-2. Dois atacantes e dois meias ofensivos

Na formação 4-4-2, apresentada contra a LDU, o Real Madrid apresenta uma formação ainda mais ofensiva. Manuel Pellegrini está, obviamente, testando as formações que vai utilizar em momentos que podem aparecer durante os campeonatos a serem disputados e em situações de jogo específicas. Contra times menores, esse 4-4-2 poderá ser utilizado sem problemas, já que o time terá mais posse de bola e deve criar mais situações de gol jogando no campo do adversário. Nesse caso, quanto mais jogadores técnicos estiverem em campo melhor, já que o passe certo torna-se um quesito indispensável, para evitar bolas perdidas e contra-ataques com a equipe aberta.



A defesa tem o mesmo formato: um lateral mais preso e outro mais livre para atacar. Mas o sistema defensivo não. O volante armador, mais técnico, joga à frente do volante marcador, para trocar bolas no campo de ataque.

Os meias abertos pelas pontas chegam frequentemente ao ataque, pelos lados e em diagonal pelo centro, e buscam os dois atacantes fixos.

No esquema representado no desenho, Robben pode dar lugar a Kaká e Xabi Alonso deve entrar no lugar de Guti. O que é importante observar, entretanto, é o caráter extremamente ofensivo desta formação.

Leia também:

Esquema tático do Real Madrid. Jogo contra o Rosenborg.

Esquema tático do Manchester United.

Esquema tático da Internazionale de Milão. Primeira rodada do Campeonato Italiano.

Esquema tático do Liverpool.

Esquema tático do Tottenham.

Esquema tático do Milan. Pré-temporada 2009/2010.

Esquema tático do Milan.

VÍDEO: análise do esquema tático do Barcelona.

VÍDEO: Esquema tático do Manchester United.

Análise tática do Manchester United Campeão Inglês 2009.

Análise tática do Barcelona Campeão Espanhol 2009.

Análise tática da Internazionale de Milão Campeã Italiana 2009.

Análise tática do Wolfsburg Campeão Alemão 2009.

VÍDEO: Animação gráfica com as variações táticas da Holanda de 74.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. Holanda 2 x 0 Uruguai. Análise tática.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. VÍDEO: Análise tática da Seleção Brasileira da Copa de 1982.

INTERATIVO: Esquema tático da Seleção Brasileira de 1982. Análise tática interativa.

Postar um comentário

4 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Esteban dL disse…
no me convencen tanto jugar a veces con un solo punta arriba.
creo que 2, mínimo, es mejor.
Unknown disse…
o esquema em que aparece granero permite mais liberdade para kaka e CR ja que granero é um jogador que pode funcionar em certos momentos como um terceiro homem do meio campo, alem de ter bom passe e fazer fluir o jogo.
Eduardo Sofiate disse…
Falhou miseravelmente.

Raul é titular absoluto.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.