Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Esquema tático do Milan. Jogo contra o Siena

O Milan venceu o Siena por 2 a 1 na primeira rodada do Campeonato Italiano e, no fim-de-semana, enfrenta a Internazionale (leia a análise do Esquema tático da Internazionale de Milão). O esquema tático utilizado foi o 4-3-1-2, com Pirlo como armador, jogando recuado, atrás dos volantes de marcação, com um meio-campo formado em losango.

Análise tática: meio-campo em losango

O técnico Leonardo testou a formação em "diamante" no meio-campo nas partidas da pré-temporada do Milan e estreou no Campeonato Italiano, contra o Siena, no mesmo sistema tático.

(Clique na imagem para ampliar)

A defesa foi formada por Zambrotta (lateral-direito), Nesta (zagueiro pela direita), Thiago Silva (zagueiro pela esquerda) e Jankulovski (lateral-esquerdo). Os laterais tiveram mais função defensiva, como é comum na Europa e, principalmente, na Itália. Jankulovski tem mais qualidade para chegar na frente, enquanto Zambrotta defende melhor. Os laterais presos dão, entretanto, mais liberdade para os jogadores de meio-campo, principalmente os volantes. Mas eles têm pouca qualidade no passe e dão poucos chutes a gol.

O meio-campo do Milan apresentou um desenho em losango, com Pirlo mais recuado pelo centro, Gattuso (direita) e Flamini (esquerda) como volantes marcadores jogando em paralelo e Ronaldinho Gaúcho à frente deles, centralizado, como meia. Os volantes do Milan são marcadores medianos e apoiadores ruins, mas os meias compensam essa fragilidade no setor. Pirlo desempenha um papel importantíssimo porque é um armador recuado, que joga longe dos marcadores adversários. Como tem uma ótima bola longa e qualidade na marcação, é praticamente único a reunir tantas qualidades para os jogadores da posição. O único jogador que desempenha função semelhante na posição, com qualidade, é Xabi Alonso (leia a análise do Esquema tático do Real Madrid com Kaká e Cristiano Ronaldo). Mas, ressalte-se, Pirlo é bem melhor que ele.

No ataque, Pato (esquerda) e Borriello (direita) forma a dupla de ataque que conta com o apoio de Ronaldinho Gaúcho, que joga imediatamente atrás deles, pelo centro, formando um triângulo. É um ataque sem centroavante, com os jogadores jogando em paralelo. Borriello é ruim tecnicamente, acrescentando muito pouco ao ataque do Milan. Pato não está na mesma forma de algum tempo atrás, mas é o melhor atacante disponível na equipe.

Leia também:

Esquema tático do Manchester United.

Esquema tático do Atlético de Madrid.

Esquema tático do Panathinaikos.

Esquema tático do Real Madrid. Jogo contra o Rosenborg.

Esquema tático do Real Madrid com Kaká e Cristiano Ronaldo.

Esquema tático da Internazionale de Milão. Primeira rodada do Campeonato Italiano.

Esquema tático do Liverpool.

Esquema tático do Tottenham.

Esquema tático do Milan. Pré-temporada 2009/2010.

VÍDEO: análise do esquema tático do Barcelona.

VÍDEO: Esquema tático do Manchester United.

Análise tática do Manchester United Campeão Inglês 2009.

Análise tática do Barcelona Campeão Espanhol 2009.

Análise tática da Internazionale de Milão Campeã Italiana 2009.

Análise tática do Wolfsburg Campeão Alemão 2009.

VÍDEO: Animação gráfica com as variações táticas da Holanda de 74.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. Holanda 2 x 0 Uruguai. Análise tática.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. VÍDEO: Análise tática da Seleção Brasileira da Copa de 1982.

INTERATIVO: Esquema tático da Seleção Brasileira de 1982. Análise tática interativa.

* Fiz a mesma análise para o blog português Portal Futebol, onde podem ser encontradas notícias de clubes europeus e as capas dos principais jornais da Europa.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.