Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Esquema tático do Grêmio



Ainda sob o comando de Marcelo Rospide, o Grêmio atuou no 3-5-2 na primeira e na segunda rodadas do Campeonato Brasileiro.

A defesa é formada por três zagueiros (Léo pela direita, Rafael Marques pelo centro e Réver pela esquerda), sendo que Réver faz a saída de bola pela esquerda e chega até a risca do meio-campo. Vez por outra, aparece de surpresa no ataque. Já discutimos aqui no Blog se Réver acumula a função de zagueiro com a de volante ou de líbero, e assistindo a algumas partidas do Grêmio, vejo que ele não é nem uma coisa nem outra. Ele não circula livremente pela defesa, também não é o zagueiro da sobra, nem avança até o meio-campo pela faixa central. Réver, como já disse, avança até a risca central pela faixa esquerda do campo com a bola dominada, fazendo a saída de bola do time, e faz a cobertura do lado esquerdo sem ser um lateral.

O meio-campo conta com um volante de marcação (Adílson), um segundo volante e meia-esquerdo (Tcheco) e um meia-atacante (Souza) pela direita. Os alas Ruy (direita) e Fábio Santos (esquerda) avançam pelas laterais e entram em diagonal pelo centro, sendo que Ruy faz executa esse movimento com muito mais frequência que Fábio Santos. Algumas vezes, Ruy também aparece no ataque como ponta-direita e até mesmo na meia esquerda.

Os atacantes Máxi López (faixa esquerda e central) e Jonas (direita) ficam um pouco isolados na frente (veja o post sobre o Esquema 3-5-2). Jonas é o segundo atacante e cai pelas duas pontas, mas preferencialmente pela direita. Máxi López é o atacante de área, mais centralizado.

Observações importantes

Paulo Autuori, em entrevista ao Arena Sportv do dia 19 de maio, deu a entender que manterá o esquema tático do Grêmio (3-5-2) num primeiro momento, porque não tem vaidade pessoal de mexer em um sistema que está funcionando. Mas salientou que sua vontade é implantar o 4-4-2 ou 4-3-3 porque tem mais "a cara do futebol brasileiro".

Em breve, farei uma nova análise do esquema tático do Grêmio sob o comando de Paulo Autuori.

Veja também o post Análise tática de Grêmio x Boyacá Chicó.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.