Esquema tático do Atlético-MG

Com o técnico Levir Culpi, o Atlético Mineiro voltou à sua esquematização tática do técnico Cuca. O time atua no 4-2-3-1. O que mudaram foram as estratégias de marcação e de ataque, além da perda de dinamismo da equipe. O dinamismo era, em grande parte, devido ao "carrossel defensivo" aplicado por Cuca em suas equipes e à dedicação dos jogadores, que compraram o método do então técnico.

Desde Paulo Autuori, que substituiu Cuca, muita coisa mudou. A equipe mudou de esquema com ele (o 4-4-2 foi usado muitas vezes) e perdeu muito da aplicação vista com Cuca. A chegada de Levir devolveu o 4-2-3-1 à equipe, mas o dinamismo se foi. Como dissemos, muito porque os jogadores não se dedicam tanto quanto antes e também porque peças foram trocadas por outras de menor qualidade. Podemos voltar a isso mais tarde.

No momento, o Atlético atua no 4-2-3-1 com Diego Tardelli e Maicosuel abertos pelos lados e Dátolo (ou Guilherme, que está machucado) pelo meio da linha de três. Quando atua com Marcos Rocha, o time tem uma saída de bola e opção de ataque por aquele lado. Pierre, normalmente, é quem faz a cobertura do lateral. Quando não tem, os laterais ficam mais fixos no campo de defesa.

Formação do Atlético no jogo contra o Flamengo pela 16ª rodada


A entrada de Pedro Botelho no lugar de Emerson Conceição deu mais consistência defensiva à equipe justamente porque ele, Botelho, pouco vai ao ataque. Como não conta com volantes técnicos (Donizete, o mais técnico deles, está machucado), as jogadas de ataque ficam por conta de Dátolo, Maicosuel, Tardelli e Jô.



Levir Culpi já acenou com a possibilidade de abrir mão de Jô, em má fase no momento. Se trocá-lo por André, o desenho tático permanece o mesmo. Se quiser jogar sem centroavante, pode ser que opte por um esquema com três volantes, uma vez que a chegada do novo contratado, Rafael Carioca, permitiria isso. Com este novo desenho, os laterais poderão (e terão, na verdade) aparecer mais para auxiliar o ataque. Tardelli varia as vezes de centroavante (onde já atuou), mas Maicosuel também teria que fechar em diagonal pelo centro.

Curta nossa página no Facebook.















Share on Google Plus

Sobre Esquemas Táticos

Marcelo Costa, jornalista e mestre em Sociologia. Editor do site Esquemas Táticos e do Esquemas Clássicos (www.esquemasclassicos.blogspot.com).
    Blogger Comment
    Facebook Comment

NEWSLETTER DO ESQUEMAS TÁTICOS

Receba a Carta Tática, Newsletter do site Esquemas Táticos com atualizações e informações exclusivas gratuitas