Manchester United 4 x 1 Schalke 04. UEFA Champions League. Análise tática

O Manchester United venceu o Schalke 04 por 4 a 1, no estádio Old Trafford, em Manchester, pelas semifinais da Uefa Champions League 2010-2011. O esquema tático do Manchester United foi o 4-1-4-1. O esquema tático do Schalke 04 foi o 4-4-1-1.

Os dois times mudaram de esquema tático em relação à partida de ida. Na Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen, tanto o Schalke 04 quanto o Manchester atuaram no 4-4-2 com o meio-campo em linha. A diferença é que o Manchester atuou com os atacantes alinhados na vertical e o Schalke, na horizontal, como podemos ver abaixo.

Schalke 04 - Jogo de ida


Manchester United - Jogo de ida


No jogo de Manchester, no Old Trafford, ambas adotaram esquemas mais cautelosos. No caso do Manchester United, é compreensível porque o time venceu o jogo de ida por 2 a 0. Surpreendente foi o Schalke 04 entrar em campo no 4-5-1. Veja abaixo.

Manchester United - Jogo de volta



Schalke 04 - Jogo de volta


É verdade que, nessa formação, o Schalke liberou Jurado para subir ao ataque e deu ainda mais liberdade para Farfán. Mas Alex Ferguson tinha um antídoto para as subidas do peruano. Ele colocou o lateral defensivo O'Shea pela esquerda. No primeiro jogo das semifinais, Farfán e Baumjohann trocaram várias vezes de lado para confundir a marcação do Manchester. Edu e Raúl foram os atacantes, mas nesse jogo o brasileiro não reeditou suas grandes atuações contra a Internazionale nas quartas de final.

O Manchester arriscou suas fichas no primeiro jogo e se deu bem. No jogo da volta, pôde poupar os principais jogadores para o jogo contra o Chelsea, que praticamente decide o Campeonato Inglês. Ferguson escalou vários reservas e desenhou seu time num 4-1-4-1. Com Scholes como primeiro-volante, o Manchester United pode se utilizar dos lançamentos longos do armador porque ele jogava mais recuado e longe da marcação dos volantes do Schalke 04.

Anderson e Gibson alternavam-se no avanço ao ataque e na marcação no meio-campo. Esse triângulo no meio-campo deu liberdade para que Nani e Valência subissem muito ao ataque e fizessem jogadas em diagonal e, principalmente, de linha de fundo. Berbatov, o centroavante, não atuou bem.

Não perca a Twitcam Tática. Toda segunda, às 19h, aqui no blog Esquemas Táticos ou pelo Twitter @esquemastaticos

Siga Esquemas Táticos no Twitter.









Share on Google Plus

Sobre Esquemas Táticos

Marcelo Costa, jornalista e mestre em Sociologia. Editor do site Esquemas Táticos e do Esquemas Clássicos (www.esquemasclassicos.blogspot.com).
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

NEWSLETTER DO ESQUEMAS TÁTICOS

Receba a Carta Tática, Newsletter do site Esquemas Táticos com atualizações e informações exclusivas gratuitas