Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

Brasil 3 x 0 Chile. Análise tática. Copa do Mundo 2010

O Brasil venceu o Chile por 3 a 0, no Ellis Park Stadium em Joanesburgo, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul 2010. O esquema tático do Brasil foi o 4-2-3-1. O esquema tático do Chile foi o 3-4-3, variando para o 4-3-3.

Brasil



O Brasil jogou no 4-2-3-1, mas com Ramires no lugar de Felipe Melo e Daniel Alves no de Elano, ambos por contusão. Foi o melhor jogo do Brasil na Copa 2010, embora não tenha sido uma grande apresentação. E a melhora deveu-se, em grande parte, por causa dos jogadores que vieram do banco. Ramires e Daniel Alves melhoraram o passe e aumentaram a velocidade do meio-campo brasileiro, além de efetuarem desarmes mais à frente. Ou seja, aprimoraram o contra-ataque do Brasil.

Os outros responsáveis pela melhora da seleção brasileira foram Robinho, Kaká e Luis Fabiano. Eles não mostraram o melhor que podem, mas apresentaram um bom desempenho. Eles se deslocaram, saindo de suas posições originais, fugindo da marcação e criando boas jogadas. Robinho apareceu pela direita, Kaká pela esquerda e Luis Fabiano voltou para buscar jogo no meio-campo e fez passes. Normalmente eles fazem isso, mas não com a frequência apresentada contra o Chile.

Outro destaque é a defesa. Como o Chile deu espaço, atacou e manteve a posse de bola por metade do tempo (49%), Gilberto Silva pode só defender, sem precisar armar, e isso ele faz bem. Lúcio é, até agora, o melhor zagueiro da Copa. Juan também está entre os melhores. Maicon, muito marcado, mostrou boa postura defensiva, assim como Michel Bastos. O goleiro Júlio César não teve muito trabalho, mas quando teve, mostrou boa técnica.

Chile



O esquema tático chileno é muito dinâmico, apresentando variações de acordo com a posse de bola. A formação tática pode ser interpretada como um 3-4-3, um 4-3-3 e até como um 4-4-2. Não existem laterais fixos. Contra o Brasil, Jara marcou Robinho individualmente, assim como Carmona marcou Kaká. Como Robinho joga mais adiante pela esquerda, pode-se dizer que Jara é um misto de terceiro zagueiro e lateral-direito. Mas quando o Chile recupera a bola, Jara transforma-se em um volante pela direita.

Pela esquerda, Vidal também foi um misto de volante pela esquerda e lateral-esquerdo. Como o Brasil não tem um jogador agudo daquele lado, Vidal jogou mais por dentro, ajudando a bloquear o poder ofensivo do Brasil pela direita. Aliás, o técnico Marcelo Bielsa congestionou o lado esquerdo para impedir as jogadas de Maicon e Daniel Alves. Por isso o deslocamento de Robinho para aquele lado criou problemas para o sistema defensivo chileno. Também colocou Mark González aberto na meia esquerda e Beusejour como atacante pela esquerda, nas costas de Maicon.

No lado direito, Isla também jogou mais pela centro-direita, por dentro, e não como ala, como atuou em alguns jogos nesta Copa. Sem jogadores próximos a ele, foi bem marcado por Ramires. Sánchez atuou como meia-atacante pela direita e também foi bem marcado por Michel Bastos. Suazo, entre os dois zagueiros brasileiros, muitas vezes tinha que buscar jogo atrás, já que o centro do campo era pouco usado pelos chilenos.

Marcelo Bielsa tentou corrigir esse problema colocando os meias Valdívia (saiu González), Tello (Contreras) e Millar (Isla) para atuarem mais pelo centro. Com essas mudanças, adotou de vez o 3-4-3, com Vidal como zagueiro pela direita, Jara como zagueiro pela esquerda e Fuentes como zagueiro pelo centro. Com apenas um volante (Carmona), três meias e três atacantes, o Chile tentou pressionar o Brasil. Pressionou, mas não conseguiu diminuir o placar e ainda se abriu para contra-ataques.

Análise tática das seleções da Copa do Mundo 2010

Holanda 2 x 1 Eslováquia. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Argentina 3 x 1 México. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Alemanha 4 x 1 Inglaterra. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Estados Unidos 1 x 2 Gana. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Uruguai 2 x 1 Coreia do Sul. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Inglaterra 0 x 0 Argélia. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

África do Sul 0 x 3 Uruguai. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

França 0 x 2 México. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Espanha 0 x 1 Suíça. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Honduras 0 x 1 Chile. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Brasil 2 x 1 Coreia do Norte. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Costa Marfim 0 x 0 Portugal. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Itália 1 x 1 Paraguai. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Japão 1 x 0 Camarões. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Holanda 2 x 0 Dinamarca. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Alemanha 4 x 0 Austrália. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Sérvia 0 x 1 Gana. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Argélia 0 x 1 Eslovênia. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Inglaterra 1 x 1 Estados Unidos. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Argentina 1 x 0 Nigéria. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

Coréia do Sul 2 x 0 Grécia. Copa do Mundo 2010. Análise tática.

Uruguai 0 x 0 França. Análise tática. Copa do Mundo 2010.

África do Sul 1 x 1 México. Copa do Mundo 2010. Análise tática.

Ouça podcasts com análises de especialistas entrevistados pela Rádio Esquemas Táticos.

Rádio Esquemas Táticos. Bate-papo com Tim Vickery, da BBC de Londres e da Sports Illustrated. Tema: Principais seleções da Copa 2010.

Rádio Esquemas Táticos. Bate-papo com André Rocha, do GloboEsporte.com. Tema: principais seleções da Copa 2010.

Rádio Esquemas Táticos. Bate-papo com Robert Sweeney. Tema: seleções sulamericanas na Copa 2010.

Rádio Esquemas Táticos. Bate-papo com Hugo Albuquerque sobre o Campeonato Brasileiro 2010.

Mande o link desta análise para o seu twitter.






Bookmark and Share


Siga Esquemas Táticos no Twitter.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.