Esquema tático do Ceará



Análise tática do time do Ceará que jogou contra o Vasco pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou Ceará 0 x 2 Vasco. O Ceará joga no 4-4-2 com um quadrado no meio-campo: dois volantes e dois meias. O meia Geraldo é o melhor jogador da equipe e tem liberdade para atuar mais à frente junto com os atacantes.

Análise tática

A defesa, formada por Boiadeiro (lateral-direito), Fabrício (zagueiro pela direita), Erivélton (zagueiro pela esquerda) e Fábio Vidal (lateral-esquerdo), conta com laterais que apóiam o ataque e voltam para marcar. O meio-campo é formado por dois volantes marcadores (Michel pela esquerda e João Marcos pela direita) à frente da defesa, dois meias (Geraldo, meia-esquerda; e Reinaldo, meia-direita). No ataque, Wellington Amorim (na esquerda) e Preto (na direita).

Os laterais do Ceará são laterais mesmo, tradicionais. A redundância é necessária porque, hoje, é cada vez mais comum vermos alas ou zagueiros jogando pela lateral do campo. Os dois apóiam o ataque e voltam para marcar.

O meio-campo também é bem tradicional. Dois volantes marcadores e dois meias. Geraldo é o mais técnico do time, circula pelo meio-campo e chega ao ataque. Os atacantes Wellington Amorim e Preto não ameaçaram muito a defesa vascaína porque erraram muito nas finalizações. Mas o Ceará pressionou mais que o Vasco, mas não teve objetividade.
Share on Google Plus

Sobre Esquemas Táticos

Marcelo Costa, jornalista e mestre em Sociologia. Editor do site Esquemas Táticos e do Esquemas Clássicos (www.esquemasclassicos.blogspot.com).
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

Ademir disse...

Parabéns pelo site! Excelente idéia a sua, esmiuçar os esquemas táticos. Vou vir sempre aqui.

Esquemas táticos disse...

Obrigado Ademir. Será sempre bem-vindo. Abraços.

NEWSLETTER DO ESQUEMAS TÁTICOS

Receba a Carta Tática, Newsletter do site Esquemas Táticos com atualizações e informações exclusivas gratuitas