Breaking Posts

6/trending/recent
Type Here to Get Search Results !

Inscreva-se no YouTube

O Esquema do Palmeiras



O Palmeiras 2009 tem jogadores leves, rápidos e ofensivos. Mas eles não têm garantido jogos bonitos nem vitórias fáceis, como se viu na primeira fase do Campeonato Paulista.

Com três zagueiros, o técnico Vanderlei Luxemburgo pode liberar os laterais para o ataque. Com Edmílson, o time atuava ora com três zagueiros, ora com um volante mais recuado, já que esse jogador atua nas duas posições. Entretanto, com sua contusão, o técnico libera mais Maurício Ramos pela direita. Mas ele é um zagueiro que avança, não um lateral. Assim, o time empurra Capixaba para a ponta ou para o meio. Normalmente, entretanto, Capixaba é um ala pela direita.

Pierre é o volante de marcação pelo meio, Armero o ala pela esquerda e Cleiton Xavier o armador. Diego Souza atua como meia-avançado e como atacante pelas pontas direita (preferencialmente) e esquerda. Lenny é o segundo atacante (que às vezes volta como meia) e Keirrison é o centroavante.

E por que um esquema aparentemente tão ofensivo e com grande ocupação do meio-campo não funciona na Copa Liberdadores e com times grandes? Do ponto de vista técnico, podemos analisar a pouca qualidade de alguns jogadores. Lenny é um atacante limitado, os alas são fracos no apoio ao ataque e Diego Souza é um carregador de bola, seria melhor escalado como segundo volante. Sobre o ataque: Keirrison é um ótimo atacante, mas os analistas avaliaram mal o Palmeiras na primeira fase do Campeonato Paulista. O destaque não foi ele, mas Cleiton Xavier, um armador de qualidade e que bate bem na bola.

Do ponto de vista tático, poderíamos fazer alguns apontamentos. Por não contar com meias (exceto Cleiton Xavier) e alas que toquem bem a bola, a posse de bola no campo ofensivo é pouco efetiva. Mas o Barcelona não joga com posse de bola no campo ofensivo? Sim, as a qualidade de passe de seus jogadores é excepcional. Para jogar sempre no campo do adversário, essa qualidade é fundamental. Do contrário, perde-se a bola e arma-se o contra-ataque adversário. Não por acaso, Pierre tem sido o destaque nos últimos jogos, recuperando as bolas perdidas pelos meias e atacantes.

Postar um comentário

6 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Yan disse…
Muito bom cara. Venho acompanhando esse blog a algum tempo e venho me impressionando.

Você pretende postar os esquemas taticos de todos os times brasileiros da série A?

vlw!
Sim, esse é o projeto. Vamos ver se consigo. Abraços e obrigado pela visita.
Anônimo disse…
Muito indteressante o seu site, parabéns. Quanto a plataformaa 4-2-3-1 muito utilizada atualmente, foi criada e apresentada ao mundo por Zagallo na copa de 70 e com a mesma vriação do santos para um 4-3-3.
Augusto.
Muito obrigado. E Zagallo ainda contava com dois volantes de muita técnica e que armavam o time: Clodoaldo e Gérson. Abraços e obrigado pela visita.
Hugo Albuquerque disse…
Marcelo,

Sua análise sobre o meu querido palestra foi muito boa. Mas não custa lembrar que o insípido, inodoro e insosso Willians tem atuado mais como titular do que Lenny nesse posição de ponta esquerda, mas pouco muda.

Sobre o meio-campo, é flagrante a sobrecarga de Pierre e a ausência de um jogador para fazer às vezes de um segundo volante - como faziam Léo Lima ou Martinez ano passado.

O fato é que Diego Souza poderia mesmo ser esse jogador, como foi em alguns jogos no início do ano, mas depois Luxemburgo o adiantou para ser o ponta que ele não devia ser.

Luxemburgo, na verdade, erra com Diego desde que ele veio para o Palmeiras, sempre querendo transforma-lo no craque que ele não é e nem nunca foi. Diego é bom jogador que pode render bem jogando na função que lhe cabe, fazer o contrário é prejudicar o próprio jogador.

Ademais, jogadores como Fabinho não tem condições técnicas para jogar em time de Série A. Wendel, que Vanderlei não gosta, joga mais do que ele nessa posição, mesmo sendo volante de origem.

Para o Brasileiro ou, por um milagre, para a improvável sequência da Libertadores, o Palmeiras precisa contratar.
Tudo bem Hugo? É verdade, Lenny tem entrado como titular nos últimos jogos. O Pierre tem se destacado nos últimos jogos e talvez precise de ajuda. Abraços e obrigado pela visita.